PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 03.04.2019 – EG

nowcasting  

ATENÇÃO SMS 03/04 19:01 PANCADAS de CHUVA MODERADAS e localmente FORTES em pontos isolados do PLANALTO SUL, LITORAL SUL e VALE DO ITAJAÍ, nas próximas 2 hs. Ocorrências ligue 199 ou 193.

 ______________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

 
 

AVISO: PANCADAS DE CHUVA E TEMPORAIS LOCALIZADOS 

Início: 04/04/2019 às 12:00 h

Fim: 04/04/2019 às 23:59 h                                                                         

Regiões: todas, começando pelo Oeste do Estado.

Previsão: pancadas isoladas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, com totais de 30 a 40 mm em uma hora, sobretudo no Oeste entre a tarde e noite. Risco de temporais localizados com granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h.

Sistema: convecção associada ao calor e avanço de uma frente fria pelo RS.

 

ATENÇÃO: CHUVA MODERADA A FORTE EM SC

Início: 05/04/2019 às 00:00 h

Fim: 05/04/2019 às 23:59 h                                                                         

Regiões: todas.

Previsão: chuva moderada a forte em alguns momentos, mais intensa na madrugada e manhã do Oeste ao Planalto e no decorrer do dia nas demais regiões. Acumulado de 20 a 50 mm em média e pontuais de 70 a 100 mm especialmente Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Sistema: avanço da frente fria por SC.

Rajadas intensas de vento sul de 50 a 70 km/h e declínio de temperatura na tarde e noite.

 

OBSERVAÇÃO: CHUVA MODERADA EM SC

Início: 06/04/2019 às 00:00 h

Fim: 06/04/2019 às 23:59 h                                                                         

Regiões: todas.

Previsão: chuva persistente, moderada em alguns momentos, diminuindo durante a tarde no Oeste e Meio Oeste. Acumulado diário de 30 a 50 mm em média do Planalto ao Litoral. Pontais mais altos no Planalto Norte e Litoral Sul de 60 a 70 mm.

Sistema: instabilidade deixada pela passagem da frente fria e baixa pressão no litoral de SC.

 

Clovis Corrêa e Marilene de Lima – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

______________________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193. 

______________________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM  

 

Quarta-feira (03/04) – PANCADAS DE CHUVA RÁPIDA E ISOLADA ENTRE A TARDE E NOITE

Tempo: predomínio de sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva rápida e bem isolada. No litoral a chance de chuva é menor e concentra-se no período noturno.

Temperatura: alta.

Vento: noroeste, com variações de sudoeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas à tarde no Litoral e Planalto Sul.

Sistema: alta pressão com centro no oceano em frente ao litoral do PR. Frente fria passando pelo oceano na altura do litoral do RS.

 

Quinta-feira (04/04) – CHUVA E TEMPORAIS LOCALIZADOS NO DECORRER DO DIA 

Tempo: do Oeste ao Litoral Sul mais encoberto com chuva no decorrer do dia, devido à aproximação de uma frente fria. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no decorrer da tarde e noite. Risco de temporais localizados.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: Frente fria passando pelo litoral de SC.

 

Sexta-feira (05/04) – ENCOBERTO COM CHUVA E TEMPORAIS

Tempo: encoberto em todas as regiões de SC, iniciando com chuva do Oeste ao Litoral Sul e estendendo-se às demais regiões no decorre do dia. Risco de temporais, com chuva moderada a forte por alguns momentos, devido à frente fria e à intensificação de áreas de baixa pressão no litoral de SC.

Temperatura: em declínio devido à nebulosidade e à chuva e à aproximação de uma massa de ar mais frio (alta pressão) pelo Uruguai e RS.

Vento: noroeste a sul/sudeste, fraco a moderado com rajadas fortes de 50 a 70 km/h.

 

Sábado (06/04) – ENCOBERTO COM CHUVA PERSISTENTE 

Tempo: céu nublado a encoberto com chuva persistente em SC. Chuva com intensidade moderada por alguns momentos, em especial do Planalto ao Litoral, e diminuindo no decorrer da tarde e noite no Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: baixa.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Domingo (07/04) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES

Tempo: sol com muitas nuvens no Oeste e Meio Oeste. Do Planalto ao Litoral céu encoberto com chuva pela manhã, melhorando no decorrer do dia.

Temperatura: baixa.

Vento: sudeste, fraco na maior parte das regiões, e de intensidade moderado e persistente do Planalto ao Litoral.

 

TENDÊNCIA de 08 a 17 de abril de 2019

Entre os dias 08 e 09/04, a massa de ar mais frio deixa as temperaturas baixas em SC, com chance de geada no Planalto Sul. Na maior parte do período o tempo permanece firme com predomínio de sol no Estado, principalmente no interior, e com circulação marítima e mais umidade (com nebulosidade e nevoeiros isolados ao amanhecer) no litoral e norte catarinense. As frentes frias se deslocarão mais ao sul, pela Argentina, Uruguai até o RS, sem atingir SC com chuva significativa.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193. 

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS E ALERTAS EXPIRADOS: