Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 04.10.2016

OBSERVAÇÃO 1

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Acompanhar atualizações de boletins!

TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – CHUVA INTENSA

Quarta-feira (05/10) de tempo instável com pancadas de chuva a partir da tarde do Oeste ao Planalto, com risco de temporais isolados no Oeste e Meio Oeste. Essa condição se estende para todas as regiões à noite.

Na quinta-feira (06/10) ocorre chuva em boa parte do Estado, moderada a forte no Litoral, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, onde há previsão de acumulado de chuva de 70 a 100 mm.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Terça-feira (04/10)

Tempo: manhã com predomínio de nuvens em SC, com aberturas de sol no decorrer do dia, especialmente no Oeste e Meio Oeste, onde o tempo fica mais seco. No Litoral, as aberturas intercalam com períodos de chuva fraca.

Temperatura: amena, com maior elevação no Oeste e Meio Oeste.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: jato subtropical no Sul do Brasil (ventos fortes em altos níveis da atmosfera). Circulação marítima influencia a faixa leste de SC.

—————————————————————————————————————————————–

Quarta-feira (05/10) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: céu encoberto com chuva fraca no Litoral de SC. Nas demais regiões, muitas nuvens com aberturas de sol e pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde. Risco de temporais isolados, especialmente no Oeste e Meio Oeste de SC.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: nordeste a sudoeste no Oeste e Meio Oeste, e de leste a nordeste nas demais regiões.

Sistema: circulação marítima influencia a faixa leste de SC. Formação um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil.

—————————————————————————————————————————————–

Quinta-feira (06/10) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVA INTENSA E DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: encoberto com chuva e trovoadas do Planalto ao Litoral, mais intensa no Litoral, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, devido ao sistema de baixa pressão próximo a essas regiões. No Oeste e Meio Oeste ocorre chuva na madrugada e manhã, melhorando no decorrer da tarde e noite.

Temperatura: baixa.

Vento: nordeste virando a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (07/10)

Tempo: no Litoral céu encoberto com chuva, melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol entre nuvens.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

Sábado (08/10)

Tempo: nebulosidade variável em SC, com chance de pancadas isoladas de chuva do Planalto ao Litoral, entre a tarde e noite.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 09 a 19 de outubro de 2016

No início do período, tempo mais seco e temperatura mais baixa na madrugada com possibilidade de geada no Planalto Sul. Entre os dias 12 e 14, condição de chuva em todo o Estado, devido à formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil. A partir do dia 15 o tempo melhora e a temperatura volta a diminuir em SC.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta