OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 04.10.2017 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 04/10/2017 – EPAGRI/CIRAM

TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – VENTO FORTES) E GRANIZO – Acompanhar atualizações de boletins !

Início: 06/10/2017 às 14:00h

Fim: 07/10/2017 às 12:00h

Regiões: Todas de Santa Catarina.

Previsão: Pancadas de chuva com descarga elétrica. Risco de temporais localizados com granizo e vento forte (acima de 60 km/h).

*Condição favorável para um acumulado elevado de chuva no período, com pontuais de até 80 mm em localidades isoladas.

Sistema: passagem de frente fria por SC.

Laura Rodrigues e Clovis Corrêa – Meteorologistas Epagri/Ciram
____________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sexta-feira (06/10) – Observação para Temporais (Chuva Intensa – Raios – Rajadas de Vento) e Granizo – Acompanhar atualizações de boletins !

Quarta-feira (04/10)

Tempo: firme predomínio de sol pela manhã e algumas nuvens à tarde, em todas as regiões de SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste no Oeste e Meio Oeste e de sudoeste a nordeste do Planalto ao Litoral, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar seco e frio (perdendo intensidade) deslocando-se para leste em direção ao litoral de SC.

Quinta-feira (05/10)

Tempo: firme com nevoeiros isolados ao amanhecer e sol com algumas nuvens no decorrer do dia.

Temperatura: amena ao amanhecer, mais baixa nas áreas altas do Planalto Sul e do Oeste. Temperatura em rápida elevação no decorrer do dia em todas as regiões do Estado, mais altas acima de 26°C no Oeste e Litoral à tarde.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar seco, perdendo força e deslocando-se para leste em direção ao litoral de SC.

Sexta-feira (06/10) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPORAIS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – GRANIZO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol e aumento de nuvens em todas as regiões de SC, com pancadas de chuva, temporais localizados com descarga elétrica, granizo e rajadas de vento no período da tarde e noite, devido a uma nova frente fria.

Temperatura: alta em todas as regiões.

Vento: nordeste e noroeste, passando a sul à noite, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (07/10)  – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens a encoberto na maior parte do dia, com chuva principalmente pela manhã. Na Grande Florianópolis, Planalto e Vale do Itajaí chuva mais intensa e persistente.

Temperatura: amena, com pouca elevação devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: sudeste, com variações de leste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (08/10) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: aberturas de sol pela manhã em SC. A partir da tarde mais nuvens em todas as regiões, com pancadas de chuva e descarga elétrica do Oeste ao Litoral Sul devido à intensificação de áreas de instabilidade e avanço de uma frente fria pelo RS.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 09 a 19 de outubro de 2017

Chuva frequente com temporais e granizo em SC, especialmente de 09 a 11/10 e entre os dias 16 e 17/10 devido ao predomínio de sistemas de baixa pressão e passagem de frentes frias. A chuva acumula deve apresentar totais mais significativos no Oeste e Meio Oeste do Estado. As temperaturas permanecerão amenas, com pouca variação devido à maior nebulosidade do período.

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta