PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 06.05.2019 – PH

nowcasting

ATENÇÃO SMS 06/05 21:35 – Permanece a condição de PANCADAS de CHUVA com intensidades variando de MODERADAS a isoladamente FORTES, seguidas de DESCARGAS ELÉTRICAS para as regiões do PLANALTO NORTE e LITORAL NORTE, nas próximas 2 hs. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 06/0519:20 – Persiste a condição de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento de 50 a 70km/h do Planalto Norte ao Litoral Norte e Grande Florianópolis, nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO – 06/05 16:33 – Pancadas de chuvas moderadas, isoladas, para a região da Grd. Florianópolis, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 06/05 16:15 – Rajadas de ventos moderadas, nas próximas 3 horas, para as regiões Litoral Sul, Planalto Sul e Meio Oeste.

ATENÇÃO – 06/05 15:37 – Temporal para Tangará, na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA – 06/05 15:20 – Temporal para Ibicaré e Luzerna, na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193

ATENÇÃO – 06/05 15:07 – Temporal (chuvas intensas, rajadas de vento moderadas a fortes, raios e possível granizo), para a região Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

_______________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana mais úmida com diminuição de temperatura

Segunda-feira (06/05): CHUVA NO DECORRER DO DIA – ACOMPANHAR MONITORAMENTO.

Tempo: muitas nuvens a encoberto com chuva no decorrer do dia.

Temperatura:  elevada com sensação de ar abafado, diminuindo no fim do dia.

Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas intensas no sul de SC.

Sistema: frente fria se desloca pelo litoral de SC.

Terça-feira (07/05): CHUVA ISOLADA EM ALGUMAS REGIÕES – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: muitas nuvens nebulosidade com poucas aberturas de sol em SC. No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, chuva isolada na tarde e noite. No Litoral Norte, chuva isolada na madrugada e início da manhã.

Temperatura:  mais amena em todas as regiões.

Vento: sul a sudeste, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: frente fria se afasta do litoral de SC, com o avanço de uma massa de ar mais frio (alta pressão).

Quarta-feira (08/05): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: instável em grande parte de SC. Somente na Grande Florianópolis e Litoral Norte, a chuva ocorre à noite. Nas demais regiões, chuva desde a madrugada e manhã, moderada a forte em alguns momentos, especialmente no Oeste e Meio-Oeste, onde o acumulado será mais significativo.

Temperatura:  amena em todas as regiões.

Vento: sudeste virando para nordeste, principalmente no interior, fraco a moderado.

Quinta-feira (09/05): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: permanece instável com chuva isolada em SC, a qualquer momento do dia.

Temperatura:  mais elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (10/05): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: do oeste ao sul, encoberto com chuva. Nas demais regiões, pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite, devido ao deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil com grande aporte de umidade. Risco de temporais para todas as regiões. Acumulado de chuva mais significativo do oeste ao sul.

Temperatura:  mais elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com intensas rajadas, principalmente do oeste ao sul.

TENDÊNCIA de 11 a 20 de maio de 2019

No dia 11, tempo instável, com chuva e temporais localizados em SC. Nos dias seguintes, tempo mais firme com declínio de temperatura, devido à chegada de uma massa de ar frio e seco. Entre os dias 12 e 15, indicativo de geada nas áreas altas do Estado, especialmente no Planalto Sul. No restante do período, o tempo seco predomina no interior de SC, na maior parte dos dias, com maiores chances de chuva no litoral.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ALERTA – 06/05 14:53 – Temporal(chuvas intensas, rajadas fortes de vento, raios e possível granizo) para CALMON, na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193

ALERTA – 06/05 14:47 – Temporal(chuvas intensas, rajadas fortes de vento, raios e possível granizo) para Ipuaçu, na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193

ATENÇÃO – 06/05 13:25 – Temporal (Chuvas intensas, rajadas moderadas a fortes de vento, raios e possível queda de granizo pequeno a moderado) para a região *Extremo Oeste e Oeste nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO – 06/05 12:21 – TEMPORAIS ISOLADOS para o Extremo Oeste e Oeste na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193

ATENÇÃO – 06/05 11:00 – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA FORTE, RAIOS e RAJADAS DE VENTO DE ATE 70 KM/H para o Extremo Oeste na próxima hora. Ocorrências ligue 199 OU 193

ATENÇÃO – 06/05 07:17 – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE E RAIOS para Fraiburgo, Lebon Régis e Frei Rogério na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193