ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 07.06.2018 – PH

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 07/06/2018 10:33 – Permanece a condição de chuva isoladamente moderada no Litoral Norte e Vale do Itajaí na próxima hora.

______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

ATENÇÃO METEOROLÓGICA 07/06/2018 – EPAGRI/CIRAM

TEMPERATURA BAIXA E GEADA NAS ÁREAS ALTAS DO ESTADO

Início: 08/06/2018 às 00:01h

Fim: 09/06/2018 às 08:00h

Regiões: do Oeste ao Planalto, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana e Litoral Sul.

Previsão: formação de geada nas áreas altas, na madrugada e amanhecer, com temperatura negativa e próxima de 0°C do Oeste ao Planalto (geada ampla), e de 3°C a 5°C nas demais regiões (geada isolada).

Sistema: massa de ar frio de origem polar com seu centro deslocando-se do oeste de SC em direção ao litoral, em trajetória continental.

Laura Rodrigues e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Temperaturas baixas nos próximos dias. Risco de geada entre Sexta-feira e Sábado nas áreas altas do Estado.

Quinta-feira (07/06) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: mais nebulosidade em todo o Estado. Chuva no Planalto Norte, Litoral Norte e Litoral Sul.

Temperatura: baixa em todas as regiões

Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio e corrente de jato superior (subtropical e polar) no Sul do Brasil.

Sexta-feira (08/06) – ATENÇÃO PARA RISCO GEADA NAS ÁREAS ALTAS DO ESTADO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: nevoeiros isolado na madrugada e início da manhã, com sol em todo o Estado durante o dia.

Temperatura: baixa com formação de geada ampla na madrugada e amanhecer, nas áreas altas do Estado. (ver atenção meteorológica)

Vento: sul a sudeste, passando a nordeste no Oeste e Meio-Oeste, fraco.

Sistema: massa de ar frio no Sul do Brasil.

Sábado (09/06) – ATENÇÃO PARA GEADA NAS ÁREAS ALTAS DO OESTE AO PLANALTO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol com algumas nuvens.

Temperatura: baixa com formação de geada na madrugada e amanhecer, nas áreas altas do Oeste ao Planalto. Em elevação durante o dia. (ver atenção meteorológica)

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (10/06) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS INTENSAS DE VENTO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: aumento de nuvens a encoberto, com chuva no decorrer do dia, devido ao avanço de uma frente fria para o Rio Grande do Sul. Há risco de temporais isolados, especialmente na tarde e noite.

Temperatura: mais elevada.

Vento: nordeste, moderado, com rajadas mais intensas do oeste ao sul de SC.

Segunda-feira (11/06) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA – RAIOS – RAJADAS INTENSAS DE VENTO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva, devido à passagem de uma frente fria em SC.

Temperatura: em declínio no final do dia, com o avanço de outra massa de ar frio para o oeste de SC.

Vento: nordeste/noroeste passando a sudoeste, moderado, com rajadas mais intensas.

TENDÊNCIA de 12 a 21 de junho de 2018

No dia 12/06, permanece com chuva em SC. A partir do dia 13/06, uma massa de ar seco e frio (onda de frio) avança para o Estado, mantendo dias de sol em todas as regiões, na maior parte do período. Até o dia 17/06, temperatura baixa com formação de geada ampla nas áreas altas. Temperatura mais elevada nos dias seguintes, com o afastamento da massa fria para o oceano.

Laura Rodrigues – Meteorologista EPAGRI/CIRAM

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Prevenção de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO – 07/06/2018 08:04 – Chuva isoladamente moderada no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.