PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 09.05.2018 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

________________________________________________________________

 
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sexta-feira (11) passagem de uma frente fria por Santa Catarina

Final de semana com declínio nas temperaturas

Quarta-feira (09/05)

Tempo: variação de nuvens do Planalto ao Litoral, com chuva isolada na Grande Florianópolis e Litoral Norte, principalmente pela manhã. Na maior parte do Estado sol com algumas nuvens.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: alta pressão com centro sobre o oceano, em frente ao litoral do RS e de SC, favorecendo a circulação marítima (transporte e umidade para o continente) na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Ventos fortes em altos níveis da atmosfera (corrente de jato) sobre o RS e SC.

 

Quinta-feira (10/05)

Tempo: sol com algumas nuvens em todo o Estado. Na madrugada e parte da manhã chuva fraca na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: nordeste e norte, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão com centro sobre o oceano, em frente ao litoral do RS e de SC, favorecendo a circulação marítima (transporte e umidade para o continente) na Grande Florianópolis e Litoral Norte especialmente no período da manhã.

 

Sexta-feira (11/05) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: instável com muitas nuvens em todas as regiões de SC, com chuva começando pela manhã no Oeste, e a partir da tarde nas demais regiões, devido ao deslocamento de uma frente fria. Risco de temporal isolado.

Temperatura: mais elevada do Planalto ao Litoral e em declínio no Oeste, devido ao avanço de uma massa de ar mais frio entre a tarde e noite.

Vento: nordeste virando para sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (12/05)

Tempo: no Litoral Norte e Grande Florianópolis chuva na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões de SC sol com poucas nuvens.

Temperatura: em declínio no Oeste, devido ao avanço de uma massa de ar mais frio entre a tarde e noite.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas na madrugada em todas as regiões e na maior parte do dia no litoral.

 

Domingo (13/05)

Tempo: firme com sol e poucas nuvens na maior parte do dia em SC, com mais nuvens e chuva fraca no Litoral Norte na madrugada e manhã.

Temperatura: baixa em relação aos dias anteriores em todas as regiões. Na madrugada e manhã a temperatura mínima varia entre 9 e 12°C na maior parte do estado e, especialmente nas áreas altas do Meio Oeste e no Planalto Sul varia entre 5°C e 0ºC com formação de geada,  devido a uma massa de ar frio.

Vento: sudoeste, com variações de leste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 14 a 23 de maio de 2018

No dia 14/05 uma massa de ar mais frio deixa o tempo firme, com sol e temperatura baixa em todas as regiões de SC, especialmente no período noturno e madrugadas com previsão de temperatura próxima de 0°C e geada nas áreas altas do Planalto Sul e Meio Oeste. Na segunda quinzena de maio a chuva tende a ser mais frequente em todas as regiões de SC, e uma massa de ar frio traz temperaturas baixas com chance de geada nas madrugadas de 19 a 21/05.

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil