PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 09/07/2018- EG

nowcasting

 

ATENÇÃO 09/07/2018 – 23h00min – Rajadas de vento 60 a 80km/h no Litoral Sul e Planalto Sul nas próximas 5h (Epagri/Ciram).

________________________________________________________________ 

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________ 
 
diario.png
 

AVISO DE MAR

Maré Alta causa alagamento em SC 

Do dia 10/07 ao 12/07 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa. Um ciclone extratropical (baixa pressão intensa) entre o litoral do RS e de SC mantém o vento de sul muito intenso na área oceânica, com rajadas de 70 a 90 km/h durante esta segunda-feira 09/07, deixando o mar muito agitado com ondas de 2,0 m a 2,5 m em áreas mais próximas da costa e com picos de 3,0 m a 4,0 m em áreas mais afastadas, dando condições de ressaca especialmente entre a noite desta terça-feira 10/07 e madrugada de 10/07. A condição de mar alterado, amplificando a maré alta persiste até o dia 12/07.

Recomenda-se especial atenção para os horários e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1 e litoral on line e maregrama no site do Ciram:
http://www.ciram.sc.gov.br/litoral_online/

 
Carlos Eduardo Salles de Araújo – Oceanógrafo
Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

________________________________________________
 
AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM
 
VENTOS FORTES E MAR MUITO AGITADO

Início: 09/07/2018 às 15:00h

Fim: 10/07/2018 às 23:59h

Região: LITORAL SUL e GRANDE FLORIANÓPOLIS.

Previsão: Rajadas de vento sul no mar de 70 a 90 km/h. Mar muito agitado com altura de onda de 2,0 m a 2,5 m em áreas mais próximas da costa e picos de 3,0 m a 4,0 m em áreas mais afastadas.  Condição de ressaca. Período mais crítico para ventos mais intensos e ondas mais altas, entre a noite do dia 09/07 e madrugada do dia 10/07.

Sistema: Ciclone extratropical entre o Litoral do RS e de SC.

Publicação: 09/07/2018 às 11:00.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

________________________________________________________________ 

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

FRIO INTENSO e GEADA AMPLA EM SANTA CATARINA 

Início: 11/07/2018 às 00:00h

Fim: 12/06/2018 às 10:00h

Regiões: TODAS.  

Previsão: Frio intenso em todas as regiões, com temperatura baixa de 2°C a – 5°C e geada ampla nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana. No Litoral, mínimas de 4°C a 8°C.

Sistema: Massa de ar frio de origem polar influenciando SC.

No fim desta segunda-feira (09/07) e madrugada e manhã de terça-feira (10/07) há pequena chance de chuva congelada e neve nas áreas altas do Planalto Sul. 

Publicação: 09/07/2018 às 11:00.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 ________________________________________________________________ 

 
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

 

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

 

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras. 
 
Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

 
________________________________________________________________ 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC 09/07/2018 – EPAGRI-CIRAM

Início de semana frio com mais nuvens em Santa Catarina

Frio e ar seco com geada ampla nas madrugadas de quarta a sexta-feira!

 

Segunda-feira (09/07) – AVISO PARA MAR MUITO AGITADO – RESSACA

Tempo: predomínio de nebulosidade em SC, com chuva fraca do oeste ao norte do Estado, no Planalto Sul, e fim do dia também no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Mesmo assim, ocorre variação de nuvens e algumas aberturas de sol no decorrer do dia.

Temperatura: baixa, em pequena elevação durante o dia. Pequena chance de chuva congelada e neve nas áreas do Planalto Sul, no fim da tarde e noite.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral no fim do dia.

Mar: muito agitado com altura de onda de 2,0 m a 2,5 m em áreas mais próximas da costa e picos de 3,0 m a 4,0 m em áreas mais afastadas. Condição de ressaca. Período mais crítico para ventos mais intensos e ondas mais altas, entre a noite do dia 09/07 e madrugada do dia 10/07.

Sistema: massa de ar polar avançando pelo Sul do Brasil. Ciclone no litoral sul do país.

 

Terça-feira (10/07) – AVISO PARA MAR MUITO AGITADO – RESSACA

Tempo: mais nuvens no Oeste, Meio-Oeste e Sul do Estado, com chance de chuva fraca na madrugada e manhã no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. No decorrer do dia ocorrem aberturas de sol em algumas regiões.

Temperatura: baixa, em pequena elevação durante o dia. Pequena chance de chuva congelada e neve nas áreas do Planalto Sul, na madrugada e manhã.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Mar: muito agitado com altura de onda de 2,0 m a 2,5 m em áreas mais próximas da costa e picos de 3,0 m a 4,0 m em áreas mais afastadas. Condição de ressaca. Período mais crítico para ventos mais intensos e ondas mais altas, entre a noite do dia 09/07 e madrugada do dia 10/07.

Sistema: massa de ar polar no Sul do Brasil. Ciclone no litoral sul do país.

 

Quarta e Quinta-feira (11 e 12/07) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA AMPLA – DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: nevoeiros no período da madrugada e amanhecer, com sol e poucas nuvens no decorrer do dia em todas as regiões, devido a uma massa de ar frio e seco sobre SC.

Temperatura: baixa, com chance de geada ampla nas áreas altas do Oeste Meio-Oeste e Planaltos Sul e Norte, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana, na madrugada e amanhecer. No decorrer do dia, temperatura em elevação.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (13/07) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol e poucas nuvens em SC, devido a massa de ar frio e seco.

Temperatura: baixa, com chance de geada nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte. No decorrer do dia, temperatura em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 14 a 23 de julho de 2018

No dia 14/07 a massa de ar polar perde força e a temperatura se eleva em SC, com chance de geada apenas nas áreas altas do Planalto Sul. O tempo permanece mais seco com sol e períodos de nuvens, em boa parte do período. Por volta do dia 20/07, outra frente fria passa pelo Estado, provocando chuva mal distribuída. 

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

  

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
 
 

defesa civil

Gerência de Alerta 
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres 
Secretaria de Estado da Defesa Civil