PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 09.08.2018 – PH

nowcasting

ATENÇÃO 09/08/2018 – 21h00min – Rajadas de vento Sudoeste de 60km/h a 70km/h entre o Planalto e o Litoral Sul de SC nas próximas 3 horas. (Epagri/Ciram)

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

________________________________________________________________

diario.png

                                                                                                         AVISO de MAR

Atenção: ventos fortes e mar muito agitado no Litoral de SC

Início: 09/08/2018 às 15:00h
Fim: 11/08/2018 às 23:59h

Região: Litoral, especialmente o Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Previsão: rajadas de vento sul no mar de 60 a 80 km/h. Mar muito agitado com altura de onda de 3,0 m a 4,0 m. Desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações. Não se descarta o risco de ressaca na quinta e sexta-feira.

Sistema: ciclone extratropical entre o litoral do RS e de SC.

 

Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI-CIRAM

DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA EM SANTA CATARINA

Início: 09/08/2018 às 15:00h

Fim: 12/08/2018 às 06:00h

Regiões: Todas.

Previsão: declínio acentuado da temperatura em todas as regiões, no dia 09 (quinta).

No Oeste e Meio-Oeste, áreas próximas ao RS, condição de chuva congelada na tarde desta quinta. No Planalto Sul, condição de chuva congelada e uma pequena chance de neve entre a tarde do dia 09 e madrugada do dia 10.

Nas madrugadas e amanhecer dos dias 10, 11 e 12, temperatura próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas do Estado. Condição de geada nos dias 11 e 12, do Oeste ao Planalto, Alto Vale e área serrana na Grande Florianópolis.

Sistema: Massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil. Ciclone extratropical na costa do RS.

Laura Rodrigues e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Publicação: 09/08/2018 às 11h38min.

Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

_________________________________________________________________________

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

VENTOS FORTES E MAR MUITO AGITADO NO LITORAL CATARINENSE !

Início: 09/08/2018 às 09:00h

Fim: 11/08/2018 às 23:59h

Região: LITORAL, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Previsão: Rajadas de vento sul no mar de 50 a 70 km/h. Mar muito agitado com altura de onda de 2,0 m a 3,5 m. Desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Não se descarta o risco de ressaca na quinta e na sexta-feira.

Sistema: Ciclone extratropical entre o Litoral do RS e de SC.

Publicação: 08/08/2018 às 17h30min.

Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

____________________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

_________________________________________________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

_________________________________________________________________________

 

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM

Quinta-feira (09/08) – AVISO PARA FRIO INTENSO (Ver aviso)

Tempo: no sul de SC, encoberto com chuva fraca e isolada. Nas demais regiões, variação de nuvens com diminuição da nebulosidade no decorrer do dia. No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, condição de chuva fraca e isolada pela manhã.

Temperatura: em acentuado declínio, a partir do oeste, com mínima ocorrendo à noite. A combinação do frio intenso e elevada umidade do ar favorece pequena chance de neve e/ou chuva congelada no Planalto Sul, entre a tarde e noite.

Vento: virando para sudoeste, em todas as regiões, no decorrer do dia, moderado a forte com intensas rajadas, superando os 60 km/h no sul de SC.

Sistema: frente fria no norte de SC, afastando-se do Estado, com ciclone extratropical associado no litoral do RS. Massa de ar polar avançando do norte da Argentina para o Sul do Brasil.

Sexta-feira (10/08) AVISO PARA FRIO INTENSO (Ver aviso)

Tempo: encoberto a nublado no início do dia, melhorando com sol no decorrer do período, em todas as regiões. No sul de SC, condição de chuva fraca e isolada no início do dia.

Temperatura: muito baixa. Mínimas próximas de zero nas áreas mais altas do Estado. Na madrugada, permanece uma pequena chance de neve e/ou chuva congelada no Planalto Sul.

Vento: sudoeste, fraco a moderado. Permanece a condição de fortes rajadas no sul de SC.

Sistema: ciclone extratropical na costa do RS. Massa de ar polar n o Sul do Brasil.

Sábado (11/08):

Tempo: sol com poucas nuvens em todas as regiões. No sul de SC, mais nuvens, devido ao ciclone na costa do RS, afastando-se em direção ao mar.

Temperatura: muito baixa na madrugada e amanhecer. Mínimas próximas e abaixo de zero nas áreas mais altas do Estado. Condição de geada do Oeste ao Planalto, Alto Vale do Itajaí, e área serrana da Grande Florianópolis, devido à massa de ar frio no Sul do Brasil.

Vento: sudoeste, fraco a moderado.

Domingo e segunda-feira (12 e 13/08):

Tempo: sol com poucas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: muito baixa na madrugada e amanhecer. Mínimas próximas e abaixo de zero com geada nas áreas mais altas do Estado, devido à massa de ar frio no Sul do Brasil. A madrugada de domingo será a mais fria.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 14 a 23 de agosto de 2018

No início do período, condição de chuva isolada, sem valores significativos, devido à passagem de uma nova frente fria. A partir do dia 17/08, o tempo volta a ficar mais seco em SC, com poucas chances de chuva, principalmente no interior de SC, permanecendo a condição de estiagem verificada em algumas áreas do Estado. As temperaturas elevam-se gradativamente durante o período.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO SMS 09/08 15:10 – RAJADAS DE VENTO de 60 a 80 Km/h para as regiões do MEIO OESTE, LITORAL SUL, PLANALTO SUL, Gde FLORIANÓPOLIS, PLANALTO NORTE e VALE DO ITAJAI, NAS PRÓXIMAS 3 hs. Ocorrências ligue 193 ou 199.

ATENÇÃO SMS – 09/08 09:57 – RAJADAS DE VENTO DE 60 A 80 KM/H no Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana e interior do Litoral Sul nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.