PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 10.07.2018 – PH

nowcasting

 
ATENÇÃO – 10/07/2018 – 16:00 – Rajadas de vento de sul de 50 a 70km/h na Grande Fpolis, Litoral Sul e Planalto Sul de SC nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram)
 
 
________________________________________________________________
 
 
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________ 

 
diario.png
 

AVISOS MARÍTIMOS 10/07/2018 – EPAGRI/CIRAM

 

AVISO 1:  VENTOS FORTES E MAR MUITO AGITADO NO LITORAL DE SANTA CATARINA 

Início: 10/07/2018 às 09:00h

Fim: 10/07/2018 às 23:59h

Período mais crítico para ventos mais intensos e ondas mais altas, nesta terça-feira (10/07)!

Região: Litoral, especialmente o Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Previsão: rajadas de vento sul no mar de 50 a 80 km/h. Mar muito agitado com altura de onda de 2,0 m a 2,5 m em áreas mais próximas da costa e picos de 3,0 m a 4,0 m em áreas mais afastadas. Condição de ressaca. No decorrer da quarta-feira (11/07) o vento diminui, mas as ondas ainda atingem 3,0 m.

Sistema: ciclone extratropical entre o litoral do RS e de SC.

Publicado: 10/07/2018 às 9:40.

Laura Rodrigues e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

 

AVISO 2: MARÉ ALTA CAUSA ALAGAMENTO EM SC

Do dia 10/07 ao 12/07 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense.  Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa, associados a um ciclone extratropical entre o litoral do RS e de SC. A condição de mar alterado, amplificando a maré alta persiste até o dia 12/07.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1 e litoral on line e maregrama no site do Ciram:

http://www.ciram.sc.gov.br/litoral_online/

Associada ao vento sul aumenta a expectativa de melhora na captura das tainhas nesta semana no estado de Santa Catarina.

Carlos Eduardo Salles de Araújo – Oceanógrafo (Epagri/Ciram)

________________________________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO 10/07/2018 – EPAGRI/CIRAM

FRIO INTENSO E GEADA AMPLA EM SANTA CATARINA 

Início: 11/07/2018 às 00:00h

Fim: 13/07/2018 às 10:00h

Regiões: todas.  

Previsão: frio intenso em todas as regiões, com temperatura baixa de 2°C a – 6°C e geada ampla nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí, Florianópolis serrana e Litoral Sul. No Litoral, mínimas de 4°C a 8°C.

Sistema: massa de ar frio de origem polar influenciando SC.

***Nesta terça-feira (10/07) ainda há chance de chuva congelada e neve nas áreas altas do Planalto Sul, no período da manhã e tarde***

Publicado: 10/07/2018 às 09:35.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 ________________________________________________________________ 

 
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC 
 
Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

 
________________________________________________________________ 

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC 10/07/2018 – EPAGRI-CIRAM

Sol e frio com geada ampla nas madrugadas de quarta a sexta-feira!

 

Terça-feira (10/07) – AVISO PARA MAR MUITO AGITADO – RESSACA – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: céu encoberto com chuva fraca no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, melhorando à noite. Na Grande Florianópolis, variação de nuvens com chuviscos pela manhã. Nas demais regiões, sol entre nuvens.

 Temperatura: em pequena elevação durante o dia. Pequena chance de chuva congelada e neve nas áreas do Planalto Sul, no período da manhã e início da tarde.

 Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral.

  Sistema: massa de ar polar no Sul do Brasil. Ciclone extratropical no litoral de SC.

 

Quarta a Sexta-feira (11 a 13/07) – ATENÇÃO PARA RISCO DE GEADA AMPLA – DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol e poucas nuvens em todas as regiões, devido a uma massa de ar frio e seco sobre SC. Chance de nevoeiros na madrugada e amanhecer!

 Temperatura: baixa, com chance de geada ampla nas áreas altas do Oeste Meio-Oeste e Planaltos Sul e Norte, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí, Florianópolis Serrana e Litoral Sul, na madrugada e amanhecer. No decorrer do dia, temperatura em elevação.

 Vento: sudoeste a sudeste, com variação para nordeste no fim da semana, fraco a moderado.

 

 Sábado (14/07) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol e poucas nuvens em SC, devido a massa de ar frio e seco.

 Temperatura: baixa, com chance de geada nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte. No decorrer do dia, temperatura em elevação.

 Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

 TENDÊNCIA de 15 a 24 de julho de 2018

 Previsão de tempo seco com sol, algumas nuvens e temperatura em elevação em SC, em boa parte do período. Neste período, as frentes frias e massas de ar frio devem se deslocar mais ao sul do Brasil, sem atingir SC.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

   

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
 
 

defesa civil

Gerência de Alerta 
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES:

 

OBSERVAÇÃO – 10/07 08:25 – Permanece condição de chuva fraca a pontualmente moderada no Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas próximas 2 horas. 

ATENÇÃO SMS – 10/07 07:41 – Risco de RAJADAS DE VENTO de 60 km/h entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

 

OBSERVAÇÃO – 10/07 07:12 – Chuva fraca a pontualmente moderada no Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e sul da Grande Florianópolis na próxima hora