PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 11.07.2018 – PH

nowcasting

SEM AVISO
________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO MARÍTIMO 10/07/2018 – EPAGRI/CIRAM

MARÉ ALTA CAUSA ALAGAMENTO EM SC

Do dia 10/07 ao 12/07 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense.  Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa, associados a um ciclone extratropical entre o litoral do RS e de SC. A condição de mar alterado, amplificando a maré alta persiste até o dia 12/07.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1 e litoral on line e maregrama no site do Ciram:

Associada ao vento sul aumenta a expectativa de melhora na captura das tainhas nesta semana no estado de Santa Catarina.

Carlos Eduardo Salles de Araújo – Oceanógrafo (Epagri/Ciram)

AVISO METEOROLÓGICO 11/07/2018 – EPAGRI/CIRAM

FRIO INTENSO E GEADA AMPLA EM SANTA CATARINA

Início: 12/07/2018 às 00:01h

Fim: 13/07/2018 às 10:00h

Regiões: todas.

Previsão: Frio intenso. Temperatura mínima de 4°C a -4°C (negativo) e geada ampla nas áreas altas do Planalto Sul e Norte, Meio-Oeste e Alto Vale. Temperatura mínima de 4°C a 8°C nas demais regiões, com geada isolada nas áreas altas do Oeste, Litoral Sul e região serrana da Grande Florianópolis.

Sistema: massa de ar frio de origem polar predominando em SC.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM

Sol, tempo seco e madrugadas geladas nos próximos dias

Quarta a sexta-feira (11 a 13/07) – AVISO PARA FRIO INTENSO E GEADA AMPLA (Ver aviso) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: predomínio de dias ensolarados no Estado. Condição de nevoeiros na madrugada e amanhecer.

Temperatura: baixa, com mínima entre próxima e abaixo de 0°C no Meio-Oeste e Planalto, e geada em grande parte das regiões (ver Aviso).

Vento: sul, no litoral, e virando de sudeste para nordeste no interior, fraco.

Sistema: massa de ar frio e seco em SC.

Sábado e domingo (14 e 15/07)

Tempo: sol com algumas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas à tarde.

TENDÊNCIA de 16 a 25 de julho de 2018

Tempo seco, com predomínio de sol e temperaturas mais elevadas em boa parte do período, com massas de ar frio deslocando-se ao sul do Uruguai, sem atingir SC. Entre 16 e 17, indicativo de chuva no sul catarinense, sem valores significativos, por influência de baixa pressão no RS. Em torno do dia 21, chuva isolada em todas as regiões do Estado, por passagem de frente fria.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Alerta