PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 12.01.2018 – MFJ

nowcasting

ATENÇÃO – 12/01/2018 – 22h00min – Pancadas de chuva isolada moderada a forte com descarga elétrica no Meio Oeste e Planalto Norte de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).
Alerta 12/01 20h49min – Chuvas Intensas para a região do Planalto Norte e Litoral Sul. Esteja atento. Ligue 199 ou 193.
Alerta SMS 12/01 20h19min – Chuvas Intensas para o Alto Vale do Itajai. Esteja atento. Ligue 199 ou 193.
Alerta SMS – 12/01 20h11min – Chuvas Intensas para a regiao Oeste e Meio Oeste. Esteja atento. Ligue 199 ou 193.
OBSERVAÇÃO – 12/01/2018 – 19h45min – Pancadas de chuva isolada moderada a forte com descarga elétrica em todas as regiões nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).
______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

ALERTA

Em virtude dos acumulados significativos, acima de 400mm, nas últimas 72 horas e das condições de Pancadas de Chuva típicas de verão(entre final da tarde e noite) persistem os Riscos de Movimentos de Massa(Deslizamentos de terra) para a Grande Florianópolis e Litoral Norte, nas regiões dos municípios de Florianópolis, Gov. Celso Ramos, Palhoça, São José, Penha, Itapema, Antônio Carlos, Biguaçu, Bombinhas, Navegantes, São Francisco do Sul e Balneário Camboriú.

Recomendações da Defesa Civil SC

Alagamentos/inundações: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana com sol entre nuvens, calor e pancadas de verão

Sexta-feira (12/01):

Tempo: as nuvens diminuem e o sol aparece em todo o Estado no decorrer do dia. No período da tarde e noite há condição de pancadas de chuva com trovoadas típicas de verão, especialmente no Litoral e áreas próximas. A chuva ocorre de forma isolada e com volumes menos significativos.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: noroeste com variação para sul, fraco com rajadas no Litoral.
Sistema: cavado (área alongada debaixa pressão) no litoral de SC.
——————–
Sábado e domingo (13 e 14/01):

Tempo: sol com algumas nuvens e pancadas de chuva isolada à tarde e noite, típicas de verão.
Temperatura: elevada em todas as regiões.
Vento: noroeste/nordeste com variação para sudeste no sábado, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar quente em SC, favorecendo convecção a partir da tarde.
Segunda-feira (15/01):

Tempo: mais encoberto com chuva no Oeste no decorrer do dia, devido a uma baixa pressão no RS. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: noroeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Terça-feira (16/01):

Tempo: condição de pancadas de chuva na madrugada e a partir da tarde. No decorrer do dia, variação de nuvens com presença de sol em boa parte do Estado.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 17 a 27 de janeiro de 2018

O período será de chuva mais frequente em SC, e melhor distribuída em todas as regiões, com o fluxo de umidade do norte do Brasil direcionado para o Estado durante esses dias.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

Alerta 12/01/2018 – 13h45min – Risco de granizo e rajadas de vento fortes nas proximidades de Alfredo Wagner na proxima hora Epagri/Ciram.
OBSERVAÇÃO – 12/01/2018 – 13h33min – Chuva isolada com descarga elétrica do Meio Oeste ao Litoral nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).
ATENCAO SMS – 12/01 13h33min – Pancadas de Chuva isoladas para o Planalto Norte, Planalto Sul e Grande Florianopolis. Esteja atento. Ligue 199 ou 193
Alerta SMS 12/01 15h57min – Chuvas Intensas para o Litoral Norte. Esteja atento. Ligue 199 ou 193.
Alerta SMS – 12/01 15h52min – Chuvas Intensas para Florianopolis/SC. Esteja atento. Ligue 199 ou 193.
Alerta SMS 12/01 15h46min – Chuvas Intensas para o Extremo Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte. Esteja atento. Ligue 199 ou 193.
ALERTA SMS  – 12/01/ 15h26min – Risco de temporal isolado com rajadas de vento fortes nas proximidades de Lages, Agronomica e Camboriu na proxima hora
Alerta SMS – 12/01 18h12min – Persistem as condicoes de pancadas de chuva para Planalto Sul, Litoral Sul e Norte. Esteja atento. Ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO – 12/01/2018 – 17h45min – Pancadas de chuva moderadas a fortes com descarga elétrica no Vale do Itajaí e Litoral Norte nas proximidades de Jaraguá do Sul nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).
Alerta SMS –  12/01 17h18min – Chuvas Intensas para a regiao do Medio Vale do Itajai. Esteja atento. Ligue 199 ou 193
Alerta SMS – 16h56min – Risco de Granizo para Sao Joao do Itaperiu/SC, Barra Velha/SC. Busque abrigo. Ligue 199 ou 193.
ATENCAO SMS – 12/01 16h50min – Risco de Alagamentos e Deslizamentos para Schroeder/SC. Esteja atento. Ligue 199 ou 193.