PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 12.02.2019 – PH

nowcasting

OBSERVAÇÃO 12/02/2019 – 19h40min – RAJADAS PERSISTENTES DE VENTO SUL de 50 A 70 km/h, na Grande Florianópolis, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).
 
OBSERVAÇÃO 12/02/2019 19:27 – CHUVA FRACA A MODERADA com RAJADAS DE VENTO SUL de 50 A 75 km/h, no Litoral Sul, na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.
______________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

  diario.png

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM 

Rajadas fortes de vento sul e mar agitado no Litoral 

 

Início: 12/02/2019 às 12:00 h

Fim: 12/02/2019 às 23:59 h

Região: Litoral de SC, sobretudo entre Florianópolis e Passo de Torres.

Previsãorajadas persistentes de vento sul de 50 a 80 km/h. O vento provoca agitação no mar com picos de onda de 2,5 a 3,5 m e condição de ressaca, desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: frente fria se afasta de SC e um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

______________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO EPAGRI/CIRAM

Temporais Localizados

 

Início: 12/02/2019, às 13:00 h

Fim: 12/02/2019, às 22:00 h

Regiões: Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Previsão: pancadas de chuva intensa em curto periodo (totais horários de 30 mm/h a 50 mm/h). Risco de temporais localizados com rajadas fortes de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado.

Sistema: cavado influenciando SC, com frente fria próxima da costa.

 

Observação: previsão de rajadas fortes de vento sul (50 a 80km/h) no Litoral de SC, na tarde e noite de hoje (12/02), como descreve o Aviso Marítimo.

Gilsânia Cruz e Marilene de Lima – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

______________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

 ____________________________________________

 

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM  

Terça-feira com chuva isolada e temperatura amena à noite, em SC

 

Terça-feira (12/02) – RISCO DE TEMPORAL ISOLADO NO LITORAL NORTE, VALE DO IATAJAÍ E PLANALTO NORTE!

Tempo: mais nebulosidade e chuva começando no decorrer da manhã do Oeste ao Planalto Norte, em áreas próximas ao Paraná. Nas demais regiões de SC sol com aumento de nebulosidade e pancadas muito isoladas de chuva a partir da tarde. Risco de temporais Isolados no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Temperatura: temperatura amena em relação aos dias anteriores nas áreas próximas à divisa com o RS. Nas demais regiões temperatura elevada, diminuindo no final do dia.

Vento: sudoeste a sudeste do Oeste ao Litoral Sul e de noroeste a sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde.

Sistema: baixa pressão no sul do Paraguai e oeste de SC, formação de áreas de instabilidade no decorrer da tarde e avanço de um sistema de alta pressão pelo RS durante a tarde e noite.

 

 

Quarta-feira (13/02) – PANCADAS DE CHUVA A TARDE NO EXTRMO OESTE E OESTE. ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: mais nebulosidade e chuva no início e fim do dia no Litoral de SC. Nas demais regiões presença de sol, com pancadas de chuva a partir da tarde no Extremo Oeste e Oeste.

Temperatura: em elevação, amena em relação aos dias anteriores.

Vento: sudeste, com variações de nordeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado, com rajadas pela manhã.

Sistema: alta pressão no Sul do Brasil e circulação marítima no litoral de SC.

 

Quinta-feira (14/02) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: variação de nebulosidade com chuva no início e fim do dia na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões sol entre nuvens, com pancadas de chuva do Oeste ao Litoral Sul.

Temperatura: em elevação, amena em relação aos dias anteriores.

Vento: nordeste, com variações de sudeste na Grande Florianópolis e Litoral Norte, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (15/02) – 

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões de SC, melhorando no final do dia do Oeste ao Planalto Sul.

Temperatura: amena, devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

 

Sábado (16/02): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: mais nebulosidade e chuva por alguns momentos no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Nas demais regiões sol entre nuvens, com pancadas de chuva à tarde do Oeste ao Planalto Sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 17 a 26 de fevereiro de 2019

Entre os dias 17 a 19/02 e a partir do dia 23/02 tempo instável com chuva principalmente no Litoral e chuva mal distribuída no Oeste. Entre os dias 20, 21 e 22/02 tempo mais firme com presença de sol e indicativo de pouca chuva e temperatura elevada.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

  

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

  

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES: