
AVISO MARÍTIMO 10/07/2018 – EPAGRI/CIRAM
MARÉ ALTA CAUSA ALAGAMENTO EM SC
Do dia 10/07 ao 12/07 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa, associados a um ciclone extratropical entre o litoral do RS e de SC. A condição de mar alterado, amplificando a maré alta persiste até o dia 12/07.
Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.
Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1 e litoral on line e maregrama no site do Ciram:
http://www.ciram.sc.gov.br/litoral_online/
Associada ao vento sul aumenta a expectativa de melhora na captura das tainhas nesta semana no estado de Santa Catarina.
Carlos Eduardo Salles de Araújo – Oceanógrafo (Epagri/Ciram)
________________________________________________________________
AVISO METEOROLÓGICO 12/07/2018 – EPAGRI/CIRAM
FRIO INTENSO E GEADA AMPLA EM SANTA CATARINA
Início: 12/07/2018 às 22:00h
Fim: 13/07/2018 às 10:00h
Regiões: todas.
Previsão: frio intenso. Temperatura mínima de 4°C a -6°C (negativo) e geada ampla nas áreas altas do Planalto Sul, Planalto Norte, Meio-Oeste. Temperatura mínima de 3°C a 6°C nas demais regiões, com geada isolada nas áreas altas.
Sistema: massa de ar frio de origem polar predominando em SC.
Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)
________________________________________________________________
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM
Sol, tempo seco e madrugadas geladas nos próximos dias
Quinta-feira (12/07)
Tempo: estável com predomínio de sol no Estado.
Temperatura: pouca elevação durante o dia e baixa à noite.
Vento: sudeste a nordeste, fraco.
Sistema: massa de ar frio e seco em SC.
Sexta-feira e sábado (13 e 14/07) – AVISO PARA FRIO INTENSO E GEADA AMPLA (Ver aviso) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!
Tempo: estável com predomínio de sol no Estado.
Temperatura: geada ao amanhecer na maioria das regiões, pouca elevação durante o dia e baixa à noite.
Vento: nordeste a sudeste, fraco.
Sistema: massa de ar frio e seco em SC.
Domingo (15/07)
Tempo: sol com algumas nuvens em todas as regiões.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas à tarde.
Segunda-feira (16/07)
Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões. Entre a tarde e a noite, ocorrem pancadas de chuva na divisa com o RS e na região da Grande Florianópolis.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas à tarde.
TENDÊNCIA de 17 a 26 de julho de 2018
Tempo seco, com predomínio de sol e temperaturas mais elevadas em boa parte do período, com massas de ar frio deslocando-se ao sul do Uruguai, sem atingir SC. Entre 16 e 17, indicativo de chuva no sul catarinense, sem valores significativos, por influência de baixa pressão no RS. Em torno do dia 21, chuva isolada em todas as regiões do Estado, por passagem de frente fria.
Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)
![]() |
Gerência de Alerta |