PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 12.12.2018 – PH

nowcasting

ALERTA 12/12/2018 – 20:59 – Pancadas isoladas de chuva com raios na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, nas próximas 2h. Alto risco de temporais com rajadas fortes de vento e granizo nas proximidades de Ascurra e Indaial, na próxima hora. Procure abrigo.

ATENÇÃO – 12/12 16:50 – Persistem as condições de chuva forte para as próximas 2 horas para o Planalto Sul(Lages, São José do Cerrito, Vargem) e Litoral Sul(Gravatal, Pedras Grandes, São Ludgero) . Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA – 12/12 16:09 – Risco de Enxurradas para Alto Bela Vista, Anitápolis, Arabutã, Paial e Seara na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA – 12/12 15:48 – Pancadas de chuva com raios, ventos e granizo, na próxima hora para Armazém, Braço do Norte, Grão Pará, Gravatal, Rio Fortuna, São Ludgero e São Martinho. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO 12/12/2018 – 15:38Pancadas de chuva, descarga elétrica e Rajadas de vento de 60 a 70km/h no Oeste e Meio Oeste nas próximas 2h.

OBSERVAÇÃO – 12/12 15:30 – Risco de chuvas intensas, isoladas, para a região Litoral Norte, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA – 12/12 15:20 – Tempestade de Granizo para Campos Novos, na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO SMS – 12/12 15:03 – Risco de tempestade de granizo, nas próximas duas 2horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA – 12/12 14:59 – Chuvas fortes para Forquilhinha, Jacinto Machado, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul e Turvo, na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA – 12/12 14:46 – Tempestade com granizo e raios para Arvoredo, Concórdia, Chapecó, Itá, Paial, Peritiba, Presidente Castello Branco e Seara, na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sol, calor (40°C) e pancadas de chuva em SC

A partir de quinta-feira chuva freqüente no Estado.

Quarta-feira (12/12): PANCADAS DE CHUVA COM RAIOS E RISCO DE GRANIZO EM ALGUMAS REGIÕES – ACOMPANHAR MONITORAMENTO.

Tempo: sol entre nuvens em SC. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva, com trovoadas e risco de granizo, sobretudo no Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Vale do Itajaí.

Temperatura: alta, com máximas acima de 35°C na maior parte do Estado e próxima de 42°C no Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Vento: nordeste passando a sudeste a partir da tarde, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

Sistema: massa de ar seco (alta pressão) perdendo força, e passagem de uma frente fria por SC, entre a tarde e noite.

Quinta-feira (13/12): PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA COM RAIOS ENTRE A TARDE E A NOITE – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: sol e calor na maior parte do dia em SC, com pancadas isoladas de chuva e trovoadas em todas as regiões entre a tarde e noite.

Temperatura: alta, com mais umidade no ar dando sensação de ar abafado. As temperaturas máximas novamente superam os 33°C.

Vento: sudeste e nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Sistema: áreas de instabilidade a partir da tarde, devido ao calor e à frente fria no litoral de SC, afastando-se da costa.

Sexta-feira (14/12)PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA ENTRE A TARDE E A NOITE – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: sol e calor, com mais nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: alta, com máximas acima de 32°C na maior parte das regiões. Umidade relativa do ar alta, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste e norte, fraca a moderado.

Sábado (15/12): A PARTIR DA TARDE, TEMPO ENCOBERTO COM CHUVA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: sol entre nuvens, passando a encoberto com chuva em todas as regiões a partir da tarde, devido ao avanço de uma nova frente fria.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (16/12): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: mais nuvens em todas as regiões e chuva no decorrer do dia, com intensidade moderada por alguns momentos principalmente no Oeste e Planalto Sul, devido à frente fria e à formação de áreas de baixa pressão sobre SC e PR.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 17 a 26 de dezembro de 2018

A condição de chuva permanece na maior parte do período, com a passagem de frentes frias nos dias 17 e entre os dias 20 e 21/12. Nos dias seguintes a chuva segue bem distribuída no Estado, com volumes mais significativos no Oeste. As temperaturas amenizam um pouco a partir do dia 18/12, principalmente do Meio Oeste ao Litoral.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta