PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 13.03.2019 – PH

nowcasting

ATENÇÃO – 13/03 19:47 – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA MODERADAS a pontualmente FORTES e RAIOS, no LITORAL NORTE, VALE DO ITAJAÍ, e áreas do PLANALTO NORTE e GRANDE FLORIANÓPOLIS, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

________________________________________________ 

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS. 

   diario.png

AVISO METEOROLÓGICO EPAGRI CIRAM

Temporais localizados

Início: 13/03/2019 às 12:00 h

Fim: 13/03/2019 às 23:00 h                                                                         

Regiões: todas.

Previsão: pancadas de chuva com descarga elétrica, moderada a forte em alguns momentos, com totais horários de 30 mm a 50 mm. Risco de temporais localizados, com rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de granizo.

Sistema: baixa pressão no litoral do RS intensifica a convecção em SC.

Laura Rodrigues e Marilene de Lima – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

________________________________________________ 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

__________________________________________________  

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Próximos dias com pancadas de chuva à tarde em SC

 

Quarta-feira (13/03): RISCO DE TEMPORAIS EM TODAS AS REGIÕES – ACOMPANHAR MONITORAMENTO

Tempo: variação de nebulosidade em SC, com chuva fraca e localizada no Planalto Norte pela manhã. A partir da tarde, pancadas de chuva com trovoada e risco de temporais, em todas as regiões (ver AVISO).

Temperatura: elevada, principalmente no Oeste e Litoral.

Vento: norte, com variações de sudoeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de noroeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: baixa pressão no sul do Uruguai e um cavado sobre o PR e SC, intensificando a convecção durante a tarde em SC.

 

Quinta-feira (14/03): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM

Tempo: mais nebulosidade e chuvisco da Grande Florianópolis ao norte de SC, pela manhã. No decorrer do dia sol em todas as regiões com mais nebulosidade a partir da tarde e chuva do Oeste ao Litoral Norte, próximo à divisa com o PR e na Grande Florianópolis.

Temperatura: elevada, principalmente no Oeste.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Sexta-feira (15/03): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS

Tempo: chuva fraca no início do dia no Litoral Norte, próximo à divisa com o PR. Sol na maior parte do dia, com aumento de nuvens e pancadas muito isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

 

Sábado (16/03):

Tempo: sol em SC, com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoada na tarde e noite no Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: elevada.

Vento: sudeste, com variações de nordeste do Oeste ao Planalto e com variações de leste no Litoral, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

 

Domingo (17/03):

Tempo: encoberto com chuva na maior parte do dia no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões de SC variação de nuvens com pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, passando a nordeste do Oeste ao Litoral Sul, e de leste passando a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 18 a 27 de março de 2019

Na maior parte do período com pancadas isoladas de chuva em SC, mais significativa no Oeste e Meio Oeste no dia 18/03. Durante o período temperatura agradável durante o dia e amena à noite, variação típica de outono.

 

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.  

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS E ALERTAS EXPIRADOS:

ATENÇÃO – 13/03 16:43 – Temporal isolado para a região Planalto Norte próximo a Canoinhas e Litoral Norte proximidades de Garuva, na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 13/03 13:31 – CHUVA MODERADA a isoladamente FORTE com RAIOS para Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste e proximidades de Três Barras (Planalto Norte), nas próximas 2 h. Ocorrência ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 13/03 11:46 – Pancadas isoladas de chuva moderada a pontualmente forte nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 13/03 08:07 – Pancadas isoladas de chuva com raios para o Planalto Norte na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190