PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 13.11.2018 – RO

nowcasting

ALERTA SMS – 14/11 08:46 – Risco de ENXURRADA e ALAGAMENTO para Abelardo Luz. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA SMS – 14/11 07:28 – Risco de ENXURRADA e ALAGAMENTO para Ipumirim, Concórdia, São Domingos e Lindoia do Sul. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

AVISO 14/11/2018 – 07h05min: PANCADAS DE CHUVA MODERADAS a FORTES, RAIOS e RAJADAS DE VENTO no EXTREMO OESTE e OESTE nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png 

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira com alto risco de temporais em SC

Início: 14/11/2018 às 03:00h
Fim: 14/11/2018 às 21:00h

Regiões: todas, especialmente o Oeste e Sul do Estado.

Previsão:  alto risco de temporais localizados com chuva forte em alguns momentos, descarga elétrica, granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h, começando pelo oeste e sul do Estado no decorrer da madrugada e manhã, e nas demais regiões a partir da tarde. Acumulado de chuva: 40 a 60 mm em média no Oeste e Meio-Oeste e de 15 a 30 mm nas demais regiões, podendo ocorrer pontuais maiores.

Sistema: avanço de uma frente fria por SC.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

 _________________________________________ 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190. 

 

 _________________________________________ 

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Terça-feira com forte calor e Chuva e temporais na quarta

 

Terça-feira (13/11): NO OESTE E MEIO-OESTE TEMPORARIS ISOLADOS A NOITE! ACOMPANHAR MONITORAMENTO METEOROLÓGICO!

Tempo: o dia começa com sol em todas as regiões, com mais nuvens no norte de SC. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta do oeste ao sul. No Oeste e Meio-Oeste, condição de chuva com temporais isolados no período da noite.

Temperatura: elevada e acima dos 30°C na maior parte do Estado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com intensas rajadas.

Sistema: alta pressão na costa sul do país, influenciando SC. Formação de uma frente fria no RS, aproximando-se de SC.

 

Quarta-feira (14/11): TEMPORAIS LOCALIZADOS DO OESTE AO LITORAL SUL! ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: instável com chuva e temporais localizados no decorrer da madrugada e manhã, do Oeste ao Litoral Sul. Na tarde e noite, a chuva se estende para as demais regiões. (Ver Aviso Meteorológico)

Temperatura: mais elevada no norte do Estado, diminuindo do oeste ao sul.

Vento: nordeste a noroeste, passando a sul, moderado com intensas rajadas.

Sistema: passagem da frente fria em SC.

 

Quinta-feira (15/11): CHUVA FRACA E ISOLADA NA GRANDE FLORIANÓPOLIS E LITORAL NORTE! ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: madrugada e manhã com nuvens em SC, e condição de chuva fraca e isolada na Grande Florianópolis e Litoral Norte. No decorrer do dia, as nuvens diminuem e o sol aparece na maioria das regiões.

Temperatura: mais baixa em relação aos dias anteriores.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (16/11): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: madrugada e manhã com nuvens em SC. No decorrer do dia, as nuvens diminuem e o sol aparece na maioria das regiões. À noite, condição de pancadas de chuva bem isolada com raios no Oeste e Meio-Oeste, especialmente nas áreas de divisa com PR.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (17/11)

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. À noite, condição de pancadas de chuva bem isolada com raios no Oeste e Meio-Oeste.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com intensas rajadas.

 

TENDÊNCIA de 18 a 27 de novembro de 2018 

No dia 18/11, pancadas de chuva em todas as regiões de SC, devido ao deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil. Depois disso, predominam dias de sol e temperatura elevada em SC. Entre 23 e 24/11, volta a ter chuva principalmente do oeste ao norte do Estado.

 Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190. 

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 14/11/2018 – 05h16min: PANCADAS DE CHUVA MODERADAS a FORTES e RAIOS, no EXTREMO OESTE e áreas do OESTE nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

AVISO 14/11/2018 – 00h27min: TEMPORAIS ISOLADOS (Chuva rápida intensa, rajadas de vento, raios) no EXTREMO OESTE nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190. 

OBSERVAÇÃO – 13/11 16:25 – Risco de temporais isolados para o Extremo Oeste, nas próximas 3 horas. Ocorrências, ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 13/11 15:44 – Persistem condições de rajadas de vento de 50 à 60 km/h no Oeste (divisa com PR) e Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 13/11 12:42 – Rajadas de vento de 50 à 60 km/h no Extremo Oeste e Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.