OBSERVAÇÃO 14/02/2017 – 20h10min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. (Epargi/Ciram)
——————————————————————————————————————-
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
——————————————————————————————————————-
PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM
(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)
Terça-feira (14/02) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – TEMPORAIS ISOLADOS
Tempo: predomínio de nuvens com chuva fraca em SC, pela manhã. No decorrer do dia ocorrem algumas aberturas de sol, especialmente no Oeste. No período da tarde e noite há condições de pancadas de chuva, localmente forte com risco de temporais.
Temperatura: elevada com sensação de ar muito abafado.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.
————————————————————————————————————–
Quarta-feira a Sábado (15 a 18/02) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)
Tempo: mais seco com sol e algumas nuvens em SC. No decorrer da tarde e início da noite pancadas bem localizadas de chuva com trovoadas, especialmente do Planalto ao Litoral, típicas de verão.
Temperatura: alta.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar tropical influenciando SC.
————————————————————————————————————–
TENDÊNCIA de 19 a 28/02 de 2017
O período segue com tempo mais seco e temperatura alta em SC, com presença de sol na maioria dos dias e pancadas de chuva com trovoads em algumas regiões, preferencialmente entre a tarde e noite, típicas de verão.
Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.
————————————————————————————————————–
Recomendações da Defesa Civil SC:
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
![]() |
Gerência de Monitoramento e Alerta |
AVISOS ANTERIORES:
OBSERVAÇÃO 14/02/2017 – 18h48min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. (Epargi/Ciram)
OBSERVAÇÃO 14/02/2017 – 16h22min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. (Epargi/Ciram)