PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 14.03.2018 – CARJR

nowcasting

ATENÇÃO – 14/03/2018 – 21h57min – Pancadas de chuva com raios e risco de temporal isolado no Oeste e Planalto Sul de SC, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).
________________________________________________________________

 
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________
 
  AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM 

TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO ISOLADO EM SANTA CATARINA!

 

 

Início: 15/03/2018 às 06:00h
Fim: 15/03/2018 às 17:00h

 

Regiões: TODAS, começando pela manhã no Oeste e Sul do Estado.

 

Previsão: temporais localizados, acompanhados de rajadas de vento (em torno de 60 a 80 km/h) e granizo isolado. A chuva pode ser de forte intensidade em alguns momentos, com pontuais de 30 mm a 60 mm em uma hora.

 

Sistema: Passagem de uma frente fria por SC.

 

Gilsânia Cruz –  Meteorologista (Epagri/Ciram)

  

________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

 
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 _______________________________________________________________

 AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

QUARTA E QUINTA-FEIRA COM RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS E GRANIZO EM SANTA CATARINA!

 

 

Quinta-feira (15/03) – AVISO PARA RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – VENTOS FORTES) E GRANIZO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens a encoberto, com risco de temporais isolados, pancadas de chuva, vento e granizo em SC, especialmente durante a tarde. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte ocorrem aberturas de sol no período da manhã e parte da tarde.

Temperatura: em elevação, com sensação de ar abafado.

Vento: Nordeste a Noroeste, passando a sudoeste no decorrer da tarde, fraco a moderado com rajadas no Planalto e Litoral e associadas aos temporais.

Sistema: deslocamento de uma nova frente fria pelo RS e SC.

 

Sexta-feira (16/03)

Tempo: encoberto em boa parte do dia com chuva pela manhã do Extremo Oeste ao Meio Oeste, entre a tarde e noite no Planalto, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Na Grande Florianópolis e Litoral Sul a chance de chuva é menor devido a um sistema de alta pressão que avança do Uruguai e RS.

Temperatura: amena na madrugada e amanhecer e em elevação no decorrer da tarde.

Vento: sudeste, com variações de nordeste do Extremo Oeste ao Litoral e com variações de sul no Litoral, fraco a moderado.

 

Sábado (17/03)ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens, com pancadas de chuva no decorrer da tarde em SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

 

Domingo (18/03) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: variação de nebulosidade em SC, com pancadas muito isoladas de chuva no decorrer da tarde principalmente do Extremo oeste ao Planalto Sul, devido a uma frente fria no RS.

Temperatura: em elevação.

Vento: Nordeste, com variações de Norte no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas fortes.

 

TENDÊNCIA de 19 a 29 de março de 2018

Dia 20/03 às 13h15min começa o outono no Hemisfério Sul!

No período de 19 a 23/03 o tempo permanece instável com muitas nuvens e chuva ocasional, devido à passagem de uma frente fria (19/03) e à formação de áreas de instabilidade em SC. A partir do dia 24/03 o tempo permanece instável em áreas próximas ao PR e uma massa de ar seco no RS mantém presença de sol do Oeste ao Litoral Sul de SC, com pequena diminuição na temperatura mínima.

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 14/03/2018 – 13h30min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de temporal isolado no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)

AVISO 14/03/2018 – 12h30min – RISCO DE TEMPORAL COM GRANIZO nas proximidades de CAMPO ALEGRE na próxima hora (Epagri/Ciram)

AVISO 14/03/2018 – 12h15min – RISCO DE TEMPORAL COM GRANIZO ISOLADO nas proximidades de SÃO BENTO DO SUL, na próxima hora. (Epagri/Ciram)

SMS – AVISO 14/03 12:10 – CHUVA INTENSA COM RAIOS E RISCO DE GRANIZO ISOLADO, no OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO NORTE, PLANALTO SUL E ÁREAS DO LITORAL NORTE E ALTO VALE DO ITAJAÍ, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

AVISO 14/03/2018 – 11h10min – RISCO DE TEMPORAL COM GRANIZO ISOLADO NAS PROXIMIDADES DE ÁGUA DOCE E MAFRA, na proxima hora. (Epagri/Ciram)

 SMS – AVISO 14/03 10:40 – CHUVA INTENSA COM RAIOS E RISCO DE GRANIZO ISOLADO no OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL E ÁREAS DO PLANALTO NORTE DE SC, na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

SMS – AVISO 14/03 10:05 – TEMPORAIS ISOLADOS COM RAIOS E RISCO DE GRANIZO EM PAPANDUVA, MONTE CASTELO, SANTA TEREZINHA, ITAPIRANGA, SÃO JOÃO DO OESTE, IPORÃ DO OESTE, na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

AVISO 14/03/2018 – 08h54min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de temporal isolado no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

SMS – AVISO 14/03 07:45 – TEMPORAIS LOCALIZADOS E RISCO DE GRANIZO entre o MEIO OESTE e PLANALTO SUL na próxima hora. Procure abrigo. Ocorrências ligue 199 ou 193.

AVISO 14/03/2018 – 07h36min – Risco de temporal com granizo isolado nas proximidades de Lages e Campos Novos na próxima hora.(Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 14/03/2018 – 07h00min – Pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Meio Oeste e Planalto Sul na divisa com o RS, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

SMS ATENÇÃO 14/03 15:58 – RISCO de TEMPORAL e ALAGAMENTOS isolados no MEIO OESTE,  PLANALTO NORTE, LITORAL NORTE e VALE do ITAJAI, nas próximas 2 hs.

 

ATENÇÃO 14/03/2018 – 15h40min – Pancadas de chuva com raios e risco de temporal isolado no Oeste, Meio Oeste,  Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

 

SMS – ATENÇÃO 14/03  – 15:40 –  PANCADAS DE CHUVA,  RAIOS e TEMPORAIS ISOLADOS para a região do EXTREMO OESTE para as próximas 2 hs. Procure abrigo. Ocorrências ligue 199 ou 193.

 

ATENÇÃO 14/03/2018 – 15h30min – Persistem as condições de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de temporal isolado no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)