AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 14.06.2018 – HL

 nowcasting

ATENCAO SMS 14/06 17h24Pancadas de chuva moderada a isoladamente forte na região entre o meio Oeste e Planalto Norte, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

________________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________ 
                                                             diario.png

AVISOS METEOROLÓGICO E MARÍTIMO 14/06/2018 – EPAGRI/CIRAM  

AVISO METEOROLÓGICO: Frio intenso em SC. Geada em algumas áreas. 

Início: 15/06/2018 às 00:01h

Fim: 16/06/2018 às 10:00h

Regiões: todas.  

Previsão: frio intenso em todas as regiões, com temperaturas mantendo-se baixas e sem grande variação durante o dia. Condição de geada nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, na madrugada e amanhecer.

Sistema: massa de ar frio de origem polar influenciando SC.

Publicação: 14/06/2018 – 09:33.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

_______________________________________________________ 

AVISO MARÍTIMO 1: Mar Agitado no Litoral Catarinense !

Início: 13/06/2018 às 09:00h

Fim: 15/06/2018 às 09:00h

Região: LITORAL DE SANTA CATARINA, especialmente ao Sul de Itajaí.

Previsão: Vento sudoeste/sul forte de 50 a 70km/h e mar muito agitado, com altura de onda de 2,0 m a 2,5 m próximo à costa e picos de 3,0 m a 4,0 m especialmente ao sul de Itajaí e em áreas afastadas da costa.

Sistema: ciclone extratropical no oceano, em frente ao litoral do RS, e alta pressão sobre o continente, mantendo forte gradiente de pressão com vento forte e persistente.

Publicação: 12/06/2018 – 10:00.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram) 

_______________________________________________________

AVISO MARÍTIMO 2: Maré Alta causa alagamento em Santa Catarina !

Publicação: 12/06/2018 – 16:30.

Do dia 13/06 ao 15/06 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense.  Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa e incidência de ondas de 2,0 a 2,5 m próxima ao litoral.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1 e litoral on line  e maregrama no site do Ciram:

13.06.2018 Tabela Mare

Argeu Vanz – Oceanólogo Epagri/Ciram

Clovis Correa – Meteorologista Epagri/Ciram

_______________________________________________________

 RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

 Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

 Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

 Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Alagamentos costeiros: Evitar transitar em locais alagados, em pontilhões e pontes submersas. Atenção especial para os horários de picos mais altos de maré astronômica, quando o nível do mar ficará mais elevado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 _______________________________________________________

AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM 

Massa de ar frio mantém as temperaturas baixas. Mar agitado e alagamentos costeiros.

 

 Quinta-feira (14/06) – AVISO PARA MAR AGITADO E ALAGAMENTOS COSTEIROS (VER AVISOS) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: sol com algumas nuvens e aumento da nebulosidade no decorrer do dia, em todas as regiões, principalmente no norte do Estado.

 Temperatura: baixa em todas as regiões, com máximas inferiores a 20°C.

 Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

 Mar: agitado com altura de onda de 2,0 m a 2,5 m próximo à costa e picos de 3,0 m a 4,0 m especialmente ao sul de Itajaí e em áreas afastadas da costa.

Sistema: massa de ar frio de origem polar com centro entre o norte da Argentina e oeste da região sul do Brasil. Corrente de jato superior no sul do Brasil favorece a nebulosidade em SC.

 

Sexta-feira (15/06) – AVISO PARA MAR AGITADO – ALAGAMENTOS COSTEIROS – FRIO INTENSO – CONDIÇÃO DE GEADA NAS ÁREAS ALTAS DO OESTE, MEIO-OESTE E PLANALTO (VER AVISOS) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: muitas nuvens a encoberto na Grande Florianópolis e norte de SC, com chuva fraca no Planalto Norte e Litoral Norte, no decorrer do dia. No oeste e sul do Estado, muitas nuvens com aberturas de sol.

 Temperatura: permanece baixa. Condição de geada na madrugada e amanhecer, nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

 Vento: sul, fraco.

Mar:  agitado com altura de onda de 2,0 m a 2,5 m próximo à costa e picos de 3,0 m a 4,0 m especialmente ao sul de Itajaí e em áreas afastadas da costa. 

 Sistema: o centro da massa de ar frio avança para o sul do Brasil em direção ao oceano. Corrente de jato superior no sul do Brasil favorece a nebulosidade em SC.

 

Sábado (16/06) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – CONDIÇÃO DE GEADA NAS ÁREAS ALTAS DO OESTE, MEIO-OESTE E PLANALTO (VER AVISOS) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens a encoberto na Grande Florianópolis e norte de SC, com chuva fraca no Planalto Norte e Litoral Norte, principalmente no período noturno e amanhecer. No oeste e sul do Estado, sol com algumas nuvens.

 Temperatura: permanece baixa. Condição de geada na madrugada e amanhecer, nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

 Vento: sul a sudeste, fraco.

 

Domingo e segunda-feira (17 e 18/06) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol com muitas nuvens na Grande Florianópolis e norte de SC. No Planalto Norte e Litoral Norte, tempo mais fechado com chuva fraca no período noturno. No oeste e sul do Estado, sol com algumas nuvens.

 Temperatura: em elevação.

 Vento: nordeste no interior e de sudeste a leste no litoral, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 19 a 28 de junho de 2018

 Dia 21/06 às 07h07min começa o inverno no Hemisfério Sul!!!

 Na maior parte do período, tempo seco e sem chuva em SC, com temperaturas mais elevadas. Em torno do dia 24/06, uma frente fria desloca-se pelo Sul do Brasil, provocando chuva principalmente no sul do Estado. Não há indicativo de volumes elevados.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Alerta 
Diretoria de Monitoramento e Prevenção de Desastres 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

ATENÇÃO SMS – 14/06 14h28 – Pancadas de chuva moderada a isoladamente forte na região do Planalto Norte. Ocorrências ligue 199 ou 193