ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 14.09.2017 – CARJR

nowcasting

ATENÇÃO 14/09/2017 – 08h37min: Nas próximas 3 horas, Vento de quadrante Norte/Nordeste com rajadas de 60 a 80 km/h no Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 14/09/2017 – 08h36min: Nas próximas 3 horas,Vento de quadrante Norte com rajadas de 50 a 60 km/h no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

TEMPORAIS E VENTOS FORTES EM SC

Início: 14/09/2017 às 16:00h

Fim: 15/09/2017 às 06:00h

Regiões: OESTE AO SUL DE SC.

Previsão: Risco de temporais localizados com descargas elétricas (raios), vento forte (acima de 60 km/h) e granizo isolado.

Sistema: Frente fria em deslocamento. Jato de altos e baixos níveis no sul do Brasil.

Laura Rodrigues / Erikson de Oliveira – Meteorologistas Epagri/Ciram

____________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quinta-feira (14/09) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – VENTOS FORTES) – GRANIZO ISOLADO – Acompanhar monitoramento!

Tempo: mais nuvens do Oeste ao Sul de SC, com pancadas de chuva isolada entre  a tarde e noite, especialmente nas áreas de divisa com o RSRisco de temporais localizados com descargas elétricas (raios), vento forte (acima de 60 km/h) e granizo isolado. Nas demais regiões, sol com variação de nuvens.

Temperatura: bem elevada, especialmente no Oeste e Sul de SC (acima de 35ºC).

Vento: nordeste a noroeste, moderado a forte com rajadas, mais intensas do Oeste ao Sul de SC.

Sistema: frente fria desloca-se no RS, aproximando-se do litoral de SC.

Sexta-feira (15/09)

Tempo: chuva no decorrer do dia do Oeste ao Sul. Nas demais regiões, sol com variação de nuvens.

Temperatura: diminui o forte calor.

Vento: noroeste no interior, e de sudeste no Litoral, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: cavado em superfície (baixa pressão) no Sul do Brasil.

Sábado (16/09) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: mais nuvens do Oeste ao Sul de SC, com pancadas de chuva isolada entre  a tarde e noite. Nas demais regiões, variação de nuvens com chuva no início do dia.

Temperatura: amena no Litoral e mais elevada no interior.

Vento: leste a nordeste no Litoral, e de nordeste a noroeste no interior, fraco a moderado.

Domingo (17/09) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: permanece com chuva do Oeste ao Sul de SC, devido ao cavado em superfície (sistema de baixa pressão) no sul do Brasil. Nas demais regiões, variação de nuvens com chuva isolada.

Temperatura: estável.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Segunda-feira (18/09) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol com algumas nuvens em SC. Pancadas de chuva isolada à tarde entre o Meio-Oeste e Planalto.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 19 a 28 de setembro de 2017

O início do período será de tempo mais seco em grande parte de SC. Em torno dos dias 23 e 24/09, a passagem de outra frente fria traz chuva para SC. Até o momento,  NÃO há indicativo de chuva intensa para esses dias. As temperaturas ficam elevadas na maior parte dos dias, especialmente no Oeste.

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil