PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 14.09.2018 – PH

nowcasting

SEM AVISO

_____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI-CIRAM

Chuva volumosa no Litoral de SC

Início: 14/09/2018 às 15:00h

Fim: 15/09/2018 às 23:59h

Regiões: Litoral, especialmente entre Florianópolis e Passo de Torres.

Previsão: chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos. Acumulado de 40 a 60 mm em média, com pontuais em torno de 80 mm.

Sistema: baixa pressão no Sul do Brasil.

Gilsânia Cruz e Clóvis Côrrea –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Publicação: 14/09/2018 – 08:13

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI-CIRAM

Vento forte e mar muito agitado no Litoral de SC

Início: 14/09/2018 às 18:00h

Fim: 16/09/2018 às 23:59h

Região: Litoral, especialmente de Laguna a Itajaí.

Previsão: vento forte de leste a sudeste, com rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas em áreas afastadas da costa. Mar muito agitado, com picos de onda de 3.5 m a 4.0 m. No fim de semana (15 e 16/09) risco de ressaca, desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: baixa pressão (ciclone) na costa sul do Brasil.

Clóvis Corrêa e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Publicação: 14/09/2018 – 10:00

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sexta-feira e sábado com chuva em todas as regiões.

Chuva mais persistente no Litoral.

Sexta-feira (14/09): AVISO PARA CHUVA EM TODAS AS REGIÕES, COM MAIOR PERSISTÊNCIA NO LITORAL. ACOMPANHAR MONITORAMENTO.

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, mais persistente no Litoral (Ver Aviso).

Temperatura: amena, devido à cobertura de nuvens.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas à noite no Litoral.

Sistema: formação de uma baixa pressão no sul do Brasil.

Sábado (15/09): AVISO PARA CHUVA EM TODAS AS REGIÕES – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: segue instável com chuva em SC, alternando com períodos de melhoria no decorrer do dia.

Temperatura: amena, devido à cobertura de nuvens.

Vento: sudeste a nordeste do Oeste ao Planalto e sudeste nas demais regiões, mais forte no Litoral.

Sistema: baixa pressão (ciclone) próximo à costa de SC.

Domingo (16/09): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: nebulosidade variável com chuva fraca especialmente na madrugada, manhã e à noite no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. À noite céu encoberto em todo o Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste do Oeste ao Planalto e sudeste nas demais regiões, mais forte no Litoral.

Segunda-feira (17/09): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, melhorando no fim do dia a partir do Oeste.

Temperatura: amena.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (18/09):  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: firme com sol em todas as regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 19 a 28 de setembro de 2018

Dia 22/09 às 22h54min começa a primavera no Hemisfério Sul!

Na quarta-feira (19/09), uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva e temporais localizados em SC, com previsão de chuva mais intensa no PR. A partir de quinta-feira (20/09), uma massa de ar frio chega ao Estado, favorecendo o retorno do sol e diminuição da temperatura. Próximo aos dias 23 e 24/09 há indicativo de chuva novamente para SC.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

ANTERIORES

OBSERVAÇÃO – 14/09 11:55 – Chuva fraca a localmente moderada entre o Litoral Sul até a Grande Florianópolis nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

OBSERVAÇÃO – 14/09 10:40 – Chuva fraca a localmente moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

OBSERVAÇÃO – 14/09 08:04 – Chuva fraca a localmente moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

OBSERVAÇÃO – 13/09 08:51 – Pancadas isoladas de chuva fraca a localmente moderada no Oeste e Extremo Oeste na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

OBSERVAÇÃO – 13/09 07:31 – Pancadas isoladas de chuva fraca a localmente moderada no Extremo Oeste na próxima hora. Ocorrências ligue 199,193 ou 190.