PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 15.03.2017

nowcasting

SEM AVISOS

——————————————————————————————————————-
 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quarta-feira (15/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: sol na maior parte do dia em todas as regiões de SC. No decorrer da tarde aumento de nuvens, com chuva fraca no Litoral e pancadas com trovoadas bem isoladas do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco.

Sistema: alta pressão perdendo força, com centro no Oceano em frente ao litoral Sul do Brasil. Formação de núcleos de instabilidade durante a tarde, devido ao calor.

——————————————————————————————————————-

Quinta-feira (16/03) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇAO DE BOLETINS!

Tempo: instável com muitas nuvens e chuva pela manhã nas regiões próximas ao RS, do Oeste ao Planalto Sul. As demais regiões sol e calor, aumento de nuvens com pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e noite. Risco de temporais localizados.

Temperatura: amena ao amanhecer, elevada à tarde e mais alta na Grande Florianópolis e Norte.

Vento: noroeste passando a sudoeste a partir da tarde, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria avançando por SC.

——————————————————————————————————————-

Sexta-feira (17/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva ocasional na madrugada e manhã, melhorando no decorrer da tarde, com aberturas de sol do Oeste ao Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, mais encoberto com chuva por alguns momentos durante o dia, devido à instabilidade deixada pela passagem da frente fria por SC.

Temperatura: elevada e em declínio a partir da tarde, com o avanço de uma massa de ar frio pelo Sul do Brasil.

Vento: sul a sudeste, moderado com rajadas.

Sábado(18/03)

Tempo: formação de nevoeiros ao amanhecer e mais nuvens pela manhã, especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte chance de chuva fraca. Na maior parte do dia sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa no Planalto Sul e amena nas outras regiões. No decorrer do dia a temperatura fica agradável em relação aos dias anteriores.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto e Litoral.

Domingo (19/03)

Tempo: mais nuvens e chuvisco especialmente no início e fim do dia na faixa litorânea. Na maior parte de SC nevoeiros ao amanhecer, sol e calor no decorrer do dia com pancadas isoladas de chuva, entre a tarde e noite.

Temperatura: amena pela manhã e em elevação, especialmente no Oeste.

Vento: sudeste passando a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 20 a 30 de março de 2017

Início do período e da nova estação (início do outono dia 20/03 às 07h29mim) sem chuva significativa no estado, com presença de sol, nevoeiros e algumas nuvens no período noturno, condições típicas de outono. Temperatura amena ao amanhecer e em elevação na maior parte do dia. Nos dias 24 e 25 uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva com temporais.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

——————————————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

——————————————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta