PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 15.04.2019 – EG

nowcasting

ATENÇÃO 15/04  23:15 – Pancadas de chuva com descarga elétrica e rajadas de vento de 50 a 60Km/h no Oeste e Meio Oeste de SC nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

ALERTA 15/04 16:16 – TEMPORAL LOCALIZADO (vento e chuva forte, raios e possibilidade de granizo pequeno) em São Joaquim, na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 15/04 15:54 – CHUVA MODERADA A FORTE COM RAIOS para Painel, Urupema e São Joaquim, na próxima hora. Ocorrencias ligue 199ou 193.

________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

vento sul forte e mar agitado no Litoral de SC

Início: 16/04/2019 às 12:00 h

Fim: 17/04/2019 às 20:00 h

Região: Litoral de SC, especialmente de Passo de Torres a Florianópolis.

Previsão: vento sul a sudeste com rajadas de 50 a 70 km/h, no decorrer da terça-feira (16/04). Esse vento forte provoca agitação marítima com picos de onda de 2,5 a 3,0 m, mais altos em áreas afastadas da costa. Condição desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: formação de uma baixa pressão na costa do PR e SC.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sol e calor em SC. Mudança com chuva isolada na tarde de segunda e na terça-feira.

Segunda-feira (15/04): CHUVA ISOLADA COM RAIOS EM ALGUMAS REGIÕES ENTRE TARDE E NOITE – ACOMPANHAR MONITORAMENTO.

Tempo: sol e calor emSC. No decorrer da tarde e noite, aumento de nuvens e pancadas de chuva isolada com raios do Oeste ao Litoral Sul e no Vale do Itajaí.

Temperatura: elevada, diminuindo no fim do dia.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria em deslocamento para alto mar e avanço de uma alta pressão.

Terça-feira (16/04): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: instável com condição de chuva em SC, melhorando no decorrer da tarde e noite a partir do Oeste e Sul do Estado.

Temperatura: amena.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: baixa pressão influenciando SC.

Quarta-feira (17/04):

Tempo: sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: mais baixa na madrugada e em elevação durante o dia.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quinta e Sexta-feira (18 e 19/04):

Tempo: seco com sol e poucas nuvens em SC

Temperatura: em elevação, mais alta à tarde.

Vento: sudeste a nordeste/noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 20 a 30 de abril de 2019

No dia 20/04, uma nova frente fria provoca chuva e temporais isolados em SC, com acumulado mais significativo no Oeste e Sul do Estado. Na sequência, uma massa de ar frio e seco de origem polar avança pelo Sul do Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura e condição de geada nas áreas mais altas de SC. No restante dos dias, a previsão é de tempo mais seco, especialmente no interior do Estado. No Litoral e áreas próximas, condição de chuva isolada associada a circulação marítima.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres