OBSERVAÇÃO 15/05/2018 – 20h10min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Litoral Norte nas próximas 2h (Epagri/Ciram).
________________________________________________________________
PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM
Chuva frequente e mal distribuída até quinta-feira
Sexta-feira com temporais, final de semana com ventos fortes e frio em Santa Catarina!
Terça-feira (15/05) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!
Tempo: no Extremo Oeste e Oeste muitas nuvens com chuva e raios no decorrer do dia, principalmente em municípios próximos ao RS. No Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul sol, com mais nuvens e chuva a partir da tarde. No Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis ao norte sol com pancadas de chuva à noite. A chuva será ocasional e mal distribuída em SC, um pouco mais significativa no Extremo Oeste.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: deslocamento de uma frente fria pelo litoral do RS e sul SC.
Quarta-feira (16/05)
Tempo: encoberto com chuva na maior parte do dia, no Litoral Norte e Planalto Norte. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul céu encoberto, com muitas nuvens e chuva por alguns momentos especialmente na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. No Vale do Itajaí e Grande Florianópolis o tempo melhora à noite.
Temperatura: com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva,declinando no final do dia com o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar mais frio).
Vento: noroeste virando para sul e sudeste, fraco a moderado.
Sistema: deslocamento de uma frente fria pelo litoral de SC e avanço de um sistema de alta pressão pelo Uruguai e Sul do Brasil.
Quinta-feira (17/05) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!
Tempo: sol com muitas nuvens em todo o Estado. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva do Extremo Oeste ao Planalto, devido à intensificação de áreas de baixa pressão no Paraguai e RS.
Temperatura: em elevação no Oeste e amena no Litoral.
Vento: sul e sudeste, com variações de nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.
Sexta-feira (18/05) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!
Tempo: encoberto com chuva bem distribuída e valores mais significativos em todas as regiões, principalmente do Oeste ao Litoral Sul, devido à intensificação de áreas de baixa pressão e formação de um ciclone no litoral de SC e RS. Há risco de temporais isolados.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sábado (19/05) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!
Tempo: encoberto com chuva principalmente da Grande Florianópolis ao Norte do estado. O tempo melhora no decorrer da tarde em todas as regiões com o avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e Uruguai.
Temperatura: em declínio acentuado no decorrer da tarde e noite.
Vento: sudoeste e sul, moderado a forte com rajadas mais intensas no final do dia.
TENDÊNCIA de 20 a 29 de maio de 2018
No dia 20/05 um ciclone extratropical (intenso sistema de baixa pressão) em frente à costa catarinense e do RS mantém ventos muito fortes, especialmente no Litoral e favorece o transporte de umidade. O avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e RS mantém a temperatura baixa e, com a umidade mais elevada traz condição de neve para as áreas altas do Planalto Sul de SC (acompanhe atualizações de boletins nos próximos dias!). Nos dias seguintes, o tempo segue firme, com sol e umidade relativa do ar baixa (seco) na maior parte do dia, e com temperatura baixa na madrugada favorecendo a formação de geada nas áreas altas nos dias 21, 22 e 23/05. Entre os dias 28 e 29/05 a chuva retorna, com volumes pouco significativos, ao Oeste e Meio Oeste de SC.
Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
![]() |
Gerência de Monitoramento e Alerta |
AVISOS ANTERIORES
ALERTA SMS – 15/05 16:55 – ALAGAMENTOS PONTUAIS para a região do OESTE de SC. Ocorrências ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 15/05 – 16:20 – Rajadas de vento de 60 a 80km/h do Oeste ao Planalto de SC , nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).
ATENÇÃO SMS 15/05 – 16:00 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS a pontualmente FORTE com RAIOS nas regiões OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL e LITORAL SUL. Ocorrências ligue 193 ou 199.
ALERTA SMS – 15/05 15:12 – GRANIZO ISOLADO para o EXTREMO OESTE, OESTE e MEIO OESTE (proximidades com o PR). Tempestade proxima. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 15/05 – 14:37 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS a pontualmente FORTE com RAIOS nas regiões OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL e EXTREMO LITORAL SUL nas próximas 2 h. Ocorrências ligue 199 ou 193.
ATENCAO SMS – 15/05 13:41 – RAJADAS DE VENTO no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 15/05/2018 – 13h30min – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS a pontualmente FORTE com RAIOS nas regiões OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL e EXTREMO LITORAL SUL nas próximas 2 h. Ocorrências ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 15/05 11:30 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS a pontualmente FORTE com RAIOS nas regiões OESTE, MEIO OESTE e PLANALTO SUL nas próximas 2 h. Ocorrências ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 15/05 09:29 – PANCADAS DE CHUVA E RAIOS nas regiões OESTE e MEIO OESTE nas próximas 2 h. Ocorrências ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 15/05 08:37 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS nas proximidades de CONCÓRDIA nas próximas 2 h. Ocorrências ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 15/05/2018 06:58 – PANCADAS DE CHUVA COM RAIOS no EXTREMO OESTE E OESTE de SC na divisa com o RS, nas próximas 2 horas.(Epagri/Ciram)