PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 15.09.2018 – RO

nowcasting

ATENÇÃO 15/09 16:08 – CHUVA MODERADA A FORTE COM RAIOS, no Vale do Itajaí e Litoral Norte na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA 15/09 15:34 – PANCADAS DE CHUVA FORTE COM RAIOS em Jaraguá do Sul, Schroeder, Blumenau, Gaspar e Massaranduba, na próxima meia hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

AVISO 15/09 14:40 – CHUVAS FORTES COM RAIOS em parte do Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte,na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

_____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

________________________________________________________________

diario.png

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI-CIRAM

Mar agitado no Litoral de SC

Início15/09/2018 às 21:00h

Fim: 17/09/2018 às 21:00h

Região: Litoral, especialmente de Laguna a Itajaí.

Previsão: Mar muito agitado, com picos de onda de 3.0 m a 4.0 m mais altos em áreas afastadas da costa. Risco de ressaca, desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: baixa pressão (ciclone) na costa sul do Brasil.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Publicação: 15/09/2018 – 11:50

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sábado instável e chuvoso em SC

No domingo o sol aparece na maioria das regiões

Sábado (15/09) –  CHUVA EM TODAS AS REGIÕES – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: instável com chuva fraca na maioria das regiões, apenas algumas pancadas moderadas com raios. No decorrer da tarde e noite ocorrem períodos de melhoria.

Temperatura: amena, com pouca variação devido à cobertura de nuvens.

Vento: nordeste do Oeste ao Planalto e sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral no decorrer do dia.

Sistema: baixa pressão (ciclone) próximo à costa de SC e outra sobre o RS.

Domingo (16/09) – ATENÇÃO CHUVA FRACA NO LITORAL SUL, GRANDE FLORIANÓPOLIS E VALE DO ITAJAÍ – ACOMPANHAR ATUALIÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: nebulosidade variável com chuva fraca especialmente na madrugada, manhã e à noite no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. À noite céu encoberto em todo o Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste do Oeste ao Planalto e sudeste nas demais regiões, mais forte no Litoral.

Sistema: baixa pressão (ciclone) próximo à costa de SC, favorecendo circulação marítima.

Segunda-feira (17/09)

Tempo: encoberto com chuva fraca no decorrer do dia do Oeste ao Planalto e à tarde nas demais regiões.

Temperatura: amena, com pouca variação devido à cobertura de nuvens.

Vento: sudeste a nordeste, fraco.

Terça-feira (18/09)

Tempo: firme com sol em todas as regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (19/09):

Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia.

Temperatura: mais elevada.

Vento: nordeste, passando a sudoeste à noite, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 20 a 29 de setembro de 2018

Dia 22/09 às 22h54min começa a primavera no Hemisfério Sul!

Nos dias 20 e 21/09, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando variação de nebulosidade e chuva isolada em SC. Próximo aos dias 24 e 25/09 há indicativo de chuva novamente para SC. No intervalo entre essas datas, o sol predomina com variação de nuvens. Temperatura mais elevada durante o dia.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISO ANTERIORES

ALERTA 15/09 13:45 – TEMPORAL ISOLADO, CHUVAS FORTES COM RAIOS nos municípios de Witmarsun, Dona Emma, Presidente Getúlio e Rio do Oeste. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

AVISO 15/09 13:25 – CHUVAS FORTES COM RAIOS em parte do Planalto Sul e Vale do Itajaí, nas proximas duas horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO 15/09/2018 – 11h35min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí, nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO SMS 15/09 09:45 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS para Meio Oeste e Planalto Sul, nas proximas duas horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENCAO SMS 15/09 06:58 – PANCADAS DE CHUVA E RAIOS em parte do Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul nas proximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.