PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 16.01.2019 – PH

nowcasting

ATENÇÃO – 16/01 18:55 – Pancadas de chuva com risco de temporal isolado no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 16/01 18:31 – Risco de temporal isolado para Apiúna, Ascurra, Blumenau, Brusque, Canelinha, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rodeio, São João Batista e Timbó na próxima hora. Ocorrências ligue 199,193 ou 190.

ALERTA – 16/01 18:14 – Temporal e raios com intensidade moderada a forte risco de queda de luz para a região da Grande Florianópolis e Litoral Sul, na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA – 16/01 18:13 – Temporal isolado para Botuverá, Florianópolis, Imbituba, Leoberto Leal, Lontras, Nova Trento e Vidal Ramos na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 16/01 18:09 – Temporal isolado para Caçador, Calmon, Fraiburgo, Lebon Régis, Rio das Antas e Santa Cecília na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 16/01 17:49 – Pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 16/01 16:43 – Rajadas de vento de 60 a 70km/h no Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO EPAGRI/CIRAM

Risco de temporais localizados entre a tarde e noite

Início: 15/01/2019, às 13:00 h

Fim: 17/01/2019, às 21:00 h

Regiões: Todas.

Previsão: Pancadas de chuva isolada com raios, nos períodos da tarde e noite. Risco de temporais localizados, com ventania acima de 60 km/h, pontuais de chuva forte em curto espaço de tempo (totais horários de 30 mm/h a 50 mm/h) e queda de granizo. Maior condição de temporal nos dias 16 e 17 (quarta e quinta-feira).

Sistema: deslocamento de frente fria no litoral sul do Brasil.

Laura Rodrigues / Marilene de Lima – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

______________________________________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190. 

 

______________________________________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Tarde e noite com temporais em SC

Temperatura muito elevada, amenizando a partir de sábado  

 

Quarta-feira (16/01) – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA COM RAIOS E RISCO DE TEMPORAL LOCALIZADO – ACOMPANHAR BOLETINS DE CURTÍSSIMO PRAZO

Tempo: variação de nuvens, com mais aberturas no Oeste e Meio oeste de SC. Na tarde e noite pancadas isolada de chuva com trovoada em todas as regiões. Risco de temporal.

Temperatura: alta.

Vento: noroeste e sudoeste do Oeste ao Litoral Sul e de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas da tarde.

Sistema: massa de ar quente e úmida em SC com deslocamento de frente fria pelo litoral. No decorrer da tarde formação de áreas de instabilidade devido ao calor.

Quinta-feira (17/01) – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA COM RAIOS E RISCO DE TEMPORAL LOCALIZADO – ACOMPANHAR BOLETINS DE CURTÍSSIMO PRAZO

Tempo: mais nuvens pela manhã do Planalto ao Litoral, com chuvisco no Litoral Norte na madrugada. Aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva em todas as regiões, com risco de temporal.

Temperatura: elevada, mais alta no Litoral Norte.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: deslocamento de frente fria pelo litoral de SC. No decorrer da tarde formação de áreas de instabilidade devido ao calor.

 

Sexta-feira (18/01) – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA COM RAIOS – ACOMPANHAR BOLETINS DE CURTÍSSIMO PRAZO

Tempo: muitas nuvens na maior parte do dia, com chuva na madrugada e início da manhã na maior parte de SC. Mais encoberto no Litoral Norte. No decorrer da tarde e noite ocorrem pancadas isoladas de chuva com trovoada em todas as regiões.

Temperatura: em elevação, amenizando em relação aos dias anteriores a partir da noite.

Vento: sudeste, com variação de nordeste do Oeste ao Litoral Sul e variações de leste no Litoral Norte, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral.

Sábado (19/01) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS

Tempo: muitas nuvens em SC, com aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste e encoberto com chuva fraca do Planalto ao Litoral devido a áreas de baixa pressão no litoral de SP, PR e SC. No decorrer da tarde a instabilidade causa pancadas de chuva em todas as regiões.

Temperatura: diminui em relação aos dias anteriores.

Vento: nordeste fraco a moderado, passando a sudeste com rajadas fortes a partir da tarde.

Domingo (20/01) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS

Tempo: sol com pancadas muito isoladas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação, agradável em relação aos dias anteriores.

Vento: sudeste moderado a forte na madrugada e fraco a moderado no decorrer do dia. Á tarde vento de nordeste fraco no Oeste e Meio Oeste.

TENDÊNCIA de 21 a 30 de janeiro de 2019

Maior parte do período com pancadas de chuva e trovoada entre a tarde e noite, típicas de verão, com temporais localizados para o Oeste e Litoral Norte.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190. 

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO – 16/01 16:56 – Pancadas de chuva isolada com raios e risco de temporal Agrolândia, Agronômica, Atalanta, Aurora, Braço do Trombudo, Campos Novos, Capivari de Baixo, Gravatal, Ituporanga, Laguna, Laurentino, Pouso Redondo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Trombudo Central, Tubarão e Vargem na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 16/01 16:01 – Temporal isolado para Araranguá e Maracajá na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 16/01 15:42 – Temporal isolado para o Planalto Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 16/01 15:28 – Pancadas de chuva com raios e risco de temporal isolado para Ipira e Ouro na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 16/01 14:46 – Pancadas de chuva com raios, risco de temporal isolado e granizo para Concórdia na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 16/01 14:06 – Pancadas de chuva com raios e risco de temporal isolado para Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos, Capinzal, Cerro Negro, Itá, Paial e Seara na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 16/01 13:40 – Pancadas de chuva com descargas elétricas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.