PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 18.03.2019 – EG

nowcasting 

OBSERVAÇÃO SMS 18/03 01:31 – PANCADAS de CHUVA FRACA a MODERADA para as regiões do PLANALTO NORTE e LITORAL NORTE, nas próximas 2hs. Ocorrências ligue 199 ou 193

ATENÇÃO SMS 18/03 23:33 – PANCADAS de CHUVA MODERADAS a FORTES com risco de ALAGAMENTOS PONTUAIS e ENXURRADAS BRUSCAS para o PLANALTO NORTE e LITORAL NORTE, nas próximas 2hs. Ocorrências ligue 199 ou 193

ALERTA SMS 18/03 21:12 – TEMPORAIS com risco de ALAGAMENTOS e ENXURRADAS BRUSCAS para o LITORAL NORTE e VALE DO ITAJAÍ, nas próximas 2hs. Procure abrigo.

ATENÇÃO SMS 18/03 19:45 – PANCADAS de CHUVA MODERADAS a FORTES com risco de ALAGAMENTOS PONTUAIS e ENXURRADAS BRUSCAS para o LITORAL NORTE e VALE DO ITAJAÍ, nas próximas 2hs. Procure abrigo. 

ATENCAO – 18/03 15:10 – Permanece condição de PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES para o Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO – 18/03 14:32 – Pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios, para Parte do Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 18/03 13:34 – RISCO DE DESLIZAMENTO DE TERRA para o município de Maravilha. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

 ATENCAO – 18/03 13:26 – Pancadas de chuva moderadas a fortes para a sua regiao, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

________________________________________________ 

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS. 

   diario.png

 

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM 

 Pancadas de chuva e temporais localizados

Início: 18/03/2019 às 08:30 h

Fim: 18/03/2019 às 21:00 h

Regiões: todas, começando pelo Oeste e Sul do Estado.


Previsão: pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, com totais horários de 30 mm a 50 mm. À tarde, risco de temporais localizados, com rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo.

Sistema: passagem de frente fria em SC.

 

Laura Rodrigues e Gilsânia Cruz– Meteorologistas (Epagri/Ciram)

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.  

 ________________________________________________ 

 

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Início da semana com chuva em SC

Chegada do outono com declínio da temperatura

 

Segunda-feira (18/03): TEMPO INSTÁVEL COM CHUVA E RISCO DE TEMPORAIS LOCALIZADOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO. 

Tempo: instável com chuva do oeste ao sul, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde. Condição de chuva moderada a forte e risco de temporais (ver Aviso).

Temperatura: sensação de ar abafado, devido à elevada umidade do ar. Mais elevada no norte de SC.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com intensas rajadas, virando para sudoeste no fim do dia.

Sistema: frente fria deslocando-se por SC.

Terça-feira (19/03): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM. 

Tempo: no oeste, sol com algumas nuvens. Nas demais regiões, muitas nuvens a encoberto, diminuindo a nebulosidade no decorrer do dia.

Temperatura: em declínio com a chegada de uma massa de ar mais frio ao Sul do Brasil.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas.

 

Quarta-feira (20/03): Início do Outono às 18h58min (Hemisfério Sul)

Tempo: sol com muitas nuvens e chuva bem isolada à tarde e noite.

Temperatura: baixa, devido à massa de ar mais frio no Sul do Brasil.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

 

Quinta-feira (21/03): 

Tempo: no oeste, sol com poucas nuvens. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens. No Litoral, chuva isolada no início do dia.

Temperatura: em declínio à noite, devido à diminuição da nebulosidade.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (22/03):

Tempo: sol com poucas nuvens.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, com temperatura próxima de 0°C e geada isolada no Planalto Sul.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 23 de março a 01 de abril de 2019

Entre os dias 23 e 24, a passagem de uma frente fria traz chuva rápida e isolada para SC, seguida de outra massa de ar frio provocando temperatura baixa e predomínio do vento sul até o dia 27. Nos dias seguintes, condição de chuva mais significativa para o Litoral de SC, e chuva mais isolada e mal distribuída no interior do Estado. A atuação de massas de ar frio típicas de outono favorecem madrugadas com temperaturas baixas, especialmente na região serrana.

 

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

__________________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.  

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS E ALERTAS EXPIRADOS:

ALERTA – 18/03 13:13 – Risco de enxurrada para a região do Vale do Itajaí, na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO – 18/03 12:11 – Pancadas de chuva moderadas a fortes para a região do Litoral Sul, Planalto Sul* e Vale do Itajaí, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 18/03 11:50 – Persiste condição de pancadas de chuva moderada a pontualmente forte do Oeste ao Planalto Sul nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 18/03 11:00 – Pancadas de chuva moderada a pontualmente forte e possíveis rajadas de vento no Litoral Sul nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 18/03 10:21- Persistem pancadas de chuva moderada a pontualmente forte e possíveis rajadas de vento nas regiões Oeste e Meio Oeste nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 18/03 09:25 – Pancadas de chuva moderada a pontualmente forte no Planalto Sul nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 18/03 08:08 – Pancadas de chuva de intensidade moderada a forte com raios para a região Oeste e Meio Oeste nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.