PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 18.10.2018 – PH

nowcasting

ATENÇÃO 18/10/2018 – 23h00min – VENTO INTENSO PERSISTENTE de quadrante Sul, com RAJADAS DE 40 a 55 km/h no LITORAL SUL e GRANDE FLORIANÓPOLIS nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

___________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICOEPAGRI-CIRAM

Temporais localizados com granizo

Início: 18/10/2018 às 07:00h

Fim: 18/10/2018 às 23:59h

Regiões: todas.

Previsão: tempo instável com chuva, moderada a forte, com raios, começando pelo Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, atingindo as demais regiões entre a tarde e à noite. Risco de temporais localizados com rajadas intensas de vento (acima de 60 km/h) e granizo, especialmente nas regiões que fazem divisa com o RS.

Sistema: sistema de baixa pressão no Paraguai e frente fria avançando pelo RS e SC.

Marcelo Martins e Laura Rodrigues – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Frente fria provoca chuva e temporais na quinta-feira

Tempo melhora a partir de sexta

Quinta-feira (18/10): TEMPORAIS ISOLADOS E RAIOS! ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: do oeste ao sul, encoberto com chuva e raios, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia. Condição de temporais isolados, especialmente no oeste.

Temperatura: elevada no norte do Estado.

Vento: nordeste a noroeste, passando a sul no final do dia, moderado com intensas rajadas.

Sistema: frente fria passando por SC.

Sexta-feira (19/10):

Tempo: sol alternando com períodos de nebulosidade, em todas as regiões.

Temperatura: mais amena.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: alta pressão no leste do sul do Brasil.

Sábado (20/10):

Tempo: sol em todas as regiões, com mais nuvens no litoral e norte do Estado. No Litoral Sul e Grande Florianópolis, chuva fraca no início do dia.

Temperatura: em elevação no oeste.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Domingo (21/10):

Tempo: sol com algumas nuvens em SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (22/10):

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. Do oeste ao sul, pancadas de chuva a partir da tarde.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas.

TENDÊNCIA de 23 de outubro na 01 de novembro de 2018

Entre os dias 23 e 24, outra frente fria passa por SC provocando chuva em todas as regiões. No restante do período, presença de sol na maior parte dos dias, com temperatura elevada, principalmente no oeste, o que favorece pancadas de chuva à tarde nesta região.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 18/10 14h55min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC, nas próximas 2 horas (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO SMS – 18/10 13:45 – Tempestade moderada para Planalto Norte e Litoral Norte, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO SMS – 18/10 07:40 – PANCADAS DE CHUVA MODERADA A LOCALMENTE FORTE E GRANIZO ISOLADO para o Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

ATENÇÃO SMS – 18/10 09:17 – PANCADAS DE CHUVA LOCALMENTE FORTE, GRANIZO VENDAVAL ISOLADO do Extremo Oeste ao Planalto Norte nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO SMS – 18/10 08:39 – PANCADAS DE CHUVA LOCALMENTE FORTE, GRANIZO ISOLADO E VENDAVAL ISOLADO para o Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO SMS – 18/10 08:05 – RISCO DE VENDAVAL ISOLADO para parte do Oeste (área selecionada) na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA SMS – 18/10 07:56 – ENXURRADA E ALAGAMENTO para Seara e Itá. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.