PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 19.03.2019 – PH

nowcasting  OBSERVAÇÃO – 19/03/2019 20h15min: Permanece condição de CHUVA ISOLADA de forma FRACA e PONTUALMENTE MODERADA entre o LITORAL SUL e a GRANDE FLORIANÓPOLIS nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Declínio da temperatura em SC

Predomínio de dias úmidos no Litoral

Terça-feira (19/03):

Tempo: do oeste ao sul de SC, variação de nuvens. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens e aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Na Grande Florianópolis e Litoral Sul, chuva fraca e isolada à noite.

Temperatura: elevada principalmente no norte de SC. Em declínio no decorrer do dia, a partir do oeste.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral no fim do dia.

Sistema: massa de ar mais frio (alta pressão) avança para o Sul do Brasil. Baixa pressão no litoral do RS trazendo umidade para o interior de SC.

Quarta-feira (20/03): Início do Outono às 18h58min (Hemisfério Sul)

Tempo: sol com variação de nuvens em SC. Do Planalto ao Litoral, chuva fraca e bem isolada à tarde e noite.

Temperatura: amena.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: massa de ar mais frio (alta pressão) no Sul do Brasil.

Quinta-feira (21/03):

Tempo: variação de nuvens em SC. No Oeste e Meio-Oeste, chuva fraca e bem isolada à tarde e noite. Do Planalto ao Litoral, chuva fraca e bem isolada a qualquer momento do dia.

Temperatura: amena, devido à massa de ar mais frio no Sul do Brasil.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (22/03):

Tempo: sol com muitas nuvens em SC. Do oeste ao sul de SC, chuva fraca e bem isolada à tarde. Na Grande Florianópolis e Litoral, chuva fraca e bem isolada no início e fim do dia.

Temperatura: em elevação no oeste, com a massa de ar frio afastando-se de SC para o oceano.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sábado (23/03): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: chuva em todas as regiões, melhorando à noite em grande parte de SC. Valores mais significativos são esperados no norte de SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 24 de março a 02 de abril de 2019

Entre os dias 24 e 25, a passagem de uma frente fria traz chuva rápida e bem isolada para o sul de SC, seguida de uma massa de ar frio provocando temperatura baixa no estado com predomínio do vento sul até o dia 27. Nos dias seguintes, condição de chuva mais significativa para o Litoral de SC, e chuva mais isolada e mal distribuída no interior do Estado. A atuação de massas de ar frio típicas de outono favorecem madrugadas com temperaturas baixas, especialmente na região serrana.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

__________________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS E ALERTAS EXPIRADOS:

OBSERVAÇÃO – 19/03 15:43 – Pancadas isoladas de chuva moderada no Litoral Sul, em áreas entre Morro Grande e Treviso, e Grande Florianópolis, próximo de São João Batista, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.