PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 19.12.2017 – CARJR

nowcasting

OBSERVAÇÃO  – 19/12/2017 – 23h30min – Persiste a condição de pancadas de chuva e descarga elétrica  no  Oeste e Meio Oeste nas próximas 3 horas.  (Epagri/Ciram).

ALERTA 19/12/2017 21:27  GRANIZO nas proximidades de Anita Garibaldi. Tempestade proxima. Procure abrigo em local seguro e cobertura resistente. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO – 19/12/2017 21:13 – Pancadas de chuva e descarga eletrica e rajadas de vento forte no Oeste , Meio Oeste, e Planalto Sul nas proximas duas horas. Fonte: Epagri/Ciram

 

_________________________________________________________________ 

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
________________________________________________________________

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO E VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Condição de pancadas de chuva acompanhadas de raios no período da tarde e noite!

 

 

 

Início do verão no Hemisfério Sul: dia 21/11 às 13h28min

 

Terça-feira (19/12):

Tempo: presença de sol em SC, com mais nuvens pela manhã e no Litoral no decorrer do dia. Chuva fraca na faixa Litorânea e Vale do Itajaí pela manhã e no final do dia, devido à circulação marítima. Aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e descarga elétrica no fim do dia, especialmente do Oeste ao Planalto, com trovoadas em áreas próximas ao PR.
Temperatura: em elevação, mais elevada no Oeste e amena no Litoral.
Vento: nordeste no Oeste e Meio Oeste e variando de sudeste a leste nas demais regiões de SC, fraco a moderado.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o RS e parte de SC. Sistema de alta pressão com centro sobre o oceano, afastado da costa de SC, causando circulação marítima do Planalto ao Litoral.

 ——————–
Quarta-feira (20/12):

Tempo: variação de nuvens em SC, pela manhã aberturas de sol em quase todas as regiões, e chuva fraca no Extremo Oeste, Litoral Norte e Grande Florianópolis. No decorrer da tarde e noite aumento de nebulosidade, com pancadas de chuva e trovoadas em todas as regiões. Atenção para o risco de temporais, com descarga elétrica (raios), vento forte e granizo isolado especialmente em áreas próximas ao PR.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste do Oeste ao Litoral Sul, de sudeste e leste nas demais regiões, fraco a moderado.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o Sul e o Sudeste do Brasil.

——————–

Quinta-feira (21/12):

Tempo: chuva na madrugada e manhã no Extremo Oeste, Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Sol entre nuvens no decorrer do dia, com pancadas isoladas de chuva na tarde e noite do Oeste ao Litoral Sul e no Planalto Norte. (Início do verão às 13h28min)
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste do oeste ao Litoral Sul e de leste nas demais regiões, fraco a moderado.

——————–

Sexta-feira (22/12):

Tempo: sol entre nuvens em todas as regiões de SC. No período da noite condição de chuva no Litoral Sul.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

——————–

Sábado (23/12):

Tempo: pela manhã mais nuvens e chuva no Extremo Oeste, com aberturas de sol nas demais regiões de SC. Durante a tarde a chuva, com temporais isolados, se estende a todo o Estado, devido à intensificação de áreas de baixa pressão e a aproximação de uma nova frente fria pelo litoral do RS e de SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste e sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

 

TENDÊNCIA de 24 de dezembro de 2017 a 03 de janeiro de 2018

 

 No dia 24/12 o tempo permanece instável com mais nuvens e chuva, especialmente pela manhã do Oeste ao Litoral Sul. No Litoral a instabilidade persiste, melhorando aos poucos no decorrer de 25/12. De uma forma geral os primeiros dias de verão serão de temperatura e umidade alta no Estado, chuva frequente, descarga elétrica (raios) e rajadas de vento especialmente no período da tarde e noite, típicas de verão.

 

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos Anteriores:

 ATENÇÃO 19/12/2017 – 18h20min – Pancadas de chuva e descarga elétrica no  Oeste , Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).
ATENÇÃO SMS – 19/12 18:09 – Pancadas de chuva e risco de temporal isolado no Planalto Sul nas próximas 2 horas.
ATENCAO SMS – 19/12 19:25 – Chuvas Intensas e risco de temporal isolado no Meio-Oeste e Oeste. Tempestade proxima. Procure abrigo. Ligue 199 e 193.
Defesa Civil: Alerta de Vendaval 19/12 19:52 – OESTE Proteja-se em local abrigado, longe de placas, arvores, postes de energia. Ligue 199 e 193.
Alerta de Chuvas Intensas e risco de temporal isolado para região de Lages 19/12 19:52 –  Tempestade proxima. Procure abrigo. Ligue 199 e 193.

ALERTA SMS – Alerta de Chuvas Intensas para Treze Tílias/SC, Arroio Trinta/SC. Evite contato com a agua, nao dirigir em areas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 e 193.

 

ALERTA SMS – Alerta de Granizo para Ponte Serrada/SC. Tempestade proxima. Procure abrigo em local seguro e cobertura resistente. Ligue 199 e 193.

 

ATENÇÃO SMS – 19/12 15:52 – Risco de pancadas de chuva forte e granizo isolado no Meio Oeste na próxima.

 

ALERTA SMS – Alerta de Granizo para Irani/SC, Lindóia do Sul/SC. Tempestade proxima. Procure abrigo em local seguro e cobertura resistente. Ligue 199 e 193.

 

ALERTA SMS – Alerta de Granizo para Concórdia/SC. Tempestade proxima. Procure abrigo em local seguro e cobertura resistente. Ligue 199 e 193. 

 

ALERTA SMS – Alerta de Granizo para Água Doce/SC, Catanduvas/SC. Tempestade proxima. Procure abrigo em local seguro e cobertura resistente. Ligue 199 e 193. 

 

 ATENÇÃO SMS -19/12 15:15 – Risco de chuva com raios e temporais isolados na próxima hora no Vale do Rio do Peixe