PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 20.01.2019 – MR

Mar agitado no Litoral Sul de SC

Início: 19/01/2019 às 09:05

Fim: 20/01/2018 às 23:59h

Região: Litoral de SC, especialmente Litoral Sul.

Previsão:  mar agitado, com picos de onda de 2.0 m a 3.0 m, ondas mais altas na manhã de hoje (domingo) no litoral de SC, principalmente ao sul de Itajaí.

Sistema:  ciclone perde força (evolui para baixa pressão) e se afasta para leste com frente fria fraca em deslocamento pelo litoral de SC.

Atualizado as 09:28 – 20/01/19

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Temperatura agradável no domingo, em SC

O calor retorna a SC a partir de segunda-fera!

Domingo (20/01): PANCADAS DE CHUVA COM TROVOADA ISOLADA.

Tempo: sol entre nuvens em boa parte do dia em todas as regiões de SC, principalmente da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. Entre a tarde e noite pancadas de chuva com trovoada isolada.

Temperatura: amena em relação aos dias anteriores, mais elevada no Oeste e na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Vento: sudeste, com variações de nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

Sistema: ciclone perde força e afastando-se para leste e uma frente fria de fraca intensidade atua no litoral de SC. Formação de núcleos muito isolados de instabilidade durante a tarde, em SC.

Segunda-feira (21/01): PANCADAS DE CHUVA COM TROVOADA ISOLADA.

Tempo: nebulosidade e aberturas de sol na maior parte do dia em SC, mais encoberto com chuvisco no início da manhã no Litoral. Entre a tarde e noite pancadas de chuva com trovoada isolada em todas as regiões, principalmente do Meio Oeste ao Litoral.

Temperatura: em elevação, sobretudo no Litoral.

Vento: nordeste, com variações de sudeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: frente fria fraca desloca-se para o Litoral Norte e um sistema de alta pressão avança pelo RS. Jato Subtropical sobre parte de SC.

Terça e quarta-feira (22 e 23/01): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS.

Tempo: sol entre nuvens em SC, com chuvisco no início do dia no Litoral Norte e Grande Florianópolis. Pancadas de chuva com trovoada isolada entre a tarde e noite do Meio Oeste ao Litoral.

Temperatura: elevada, mais alta na terça-feira.

Vento: sudeste muito fraco no Oeste e Meio Oeste e de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Quinta-feira (24/01): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS.

Tempo: sol e calor em SC, com mais nebulosidade e chuva isolada pela manhã do Planalto ao Litoral. Pancadas de chuva a partir da tarde, com risco de temporais isolados especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 25 de janeiro a 03 de fevereiro de 2019

De 25 a 28/01 variação de nebulosidade e chuva, mais freqüente no Litoral Norte de SC. de 29/01 a 03/02 chuva melhor distribuída no norte do RS, SC e PR, especialmente nas áreas do Oeste e Litoral. Temperatura ainda elevada, de acordo com a estação do ano, porém ameniza em relação às semanas anteriores.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Alerta