PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 20.02.2018 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

ATENÇÃO METEOROLÓGICA 20/02/2018 – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE TEMPORAIS LOCALIZADOS COM GRANIZO E VENTANIA EM SC !

Início: 20/02/2018 às 13:00h

Fim: 20/02/2018 às 22:00h

Regiões: PLANALTO ao LITORAL, sobretudo no LITORAL E VALE DO ITAJAÍ.

Previsão: Pancadas de chuva, forte em alguns momentos, com descargas elétricas (raios). Risco de temporais localizados com granizo e ventania (acima de 60km/h).

Sistema: Deslocamento de uma frente fria associada a um ciclone extratropical no Litoral do RS.

Publicação: 20/02/2018 – 10h40min.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues –  Meteorologistas Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Terça-feira (20) Tempo instável com temporais localizados e risco de granizo. Vento moderado com rajadas mais intensas no litoral, na tarde e noite, estendendo-se pela madrugada da quarta-feira (21).

Terça-feira (20/02): ATENÇÃO PARA TEMPORAIS LOCALIZADOS COM GRANIZO!

Tempo: variação de nuvens com aberturas de sol na maioria das regiões. Entre a tarde e noite retornam as pancadas de chuva. Risco de temporais localizados com granizo.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado, diminuindo no final do dia.

Vento: nordeste a noroeste, virando para sudoeste/sul na tarde e noite, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral.

Sistema: baixa pressão desloca-se do Paraguai para o sul do Brasil, em direção ao litoral.

Quarta-feira (21/02): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: encoberto do Oeste ao Planalto Sul, com aberturas de sol no decorrer do dia. No Litoral e áreas próximas, condição de chuva fraca e isolada na madrugada e à noite, com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol com poucas nuvens.

Temperatura: mais amena.

Vento: sudoeste a sudeste, moderado com rajadas no Litoral, devido à ciclone extratropical no litoral sul do Brasil.

Sistema: avanço de um sistema de alta pressão no Sul do Brasil.

Quinta e sexta-feira (22 e 23/02): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: firme com presença de sol em todas as regiões de SC. No Litoral, chuva fraca no período noturno.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer. Em elevação a partir da tarde de sexta.

Vento: sul a sudeste, fraco.

Sábado (24/02):

Tempo: firme com presença de sol em SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 25 de fevereiro a 06 de março de 2018

Fevereiro termina com tempo mais seco, pouca chuva e temperatura em elevação em SC. A partir do dia 28/02, áreas de baixa pressão no Paraguai e Paraná, e o avanço de uma frente fria, favorecem o retorno da chuva ao Estado com tempo abafado.

Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 20/02 22:12 PANCADAS DE CHUVA MODERADA e ISOLADAMENTE FORTE na Região Meio Oeste e Grande Florianópolis nas próximas 2 horas.

ALERTA 20/02 21:25 – Alerta de CHUVA INTENSA para Xaxim, Xanxerê, Xavantina e Arvoredo.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENCAO 20/02 20:51 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS no Oeste e Meio Oeste nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENCÃO 20/02 20:13 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS na Grande Florianópolis nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENCAO 20/02 19:50 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS para áreas do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 20/02/2018 – 19h23min – Pancadas isoladas de chuva com intensidade moderada a forte com descarga elétrica no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e áreas com chuva fraca no Planalto e Litoral Sul.

OBSERVAÇÃO 20/02/2018 – 18h45min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Oeste e Meio Oeste nas próximas 2 h (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 20/02/2018 – 15h25min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste , Planalto Norte, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí , nas próximas 2h (Epagri/Ciram).