PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 20.04.2019 – MR

nowcasting

ATENÇÃO – 21/04 06:52 – Pancadas de chuva moderadas a fortes com raios no Oeste, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 21/04 05:40 – Condição de pancadas de chuva moderada a pontualmente forte, acompanhadas de descargas elétricas, no Oeste nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

_______________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Frente fria muda o tempo no domingo de Páscoa

Sábado (20/04): CHUVA ISOLADA E RAIOS PERIODO DA TARDE E NOITE.

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. Na tarde e noite, chuva isolada e raios no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, Vale do Itajaí e Litoral Sul.

Temperatura:mais elevada durante o dia, calor à tarde.

Vento: noroeste, com variação para sul no Planalto Sul, Litoral e Vale do Itajaí, fraco a moderado.

Sistema: baixa pressão influencia o Sul do Brasil. No fim do dia, uma frente fria se aproxima do Litoral de SC.

Domingo (21/04): CHUVA COM RAIOS NO DECORRER DO DIA.

Tempo: do Oeste ao Litoral Sul, chuva com raios no decorrer do dia, moderada a forte em alguns momentos especialmente no Oeste e Meio-Oeste. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens pela manhã e chuva na tarde e noite. Não se descarta o risco detemporal isolado.

Temperatura: mais elevada no Litoral e norte do Estado. No fim do dia, a temperatura diminui em SC.

Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria se desloca pelo Litoral de SC.

Segunda e terça-feira (22 e 23/04): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS.

Tempo: instável com chuva em SC, mais persistente e moderada a forte em alguns momentos no Litoral, devido a formação de um sistema de baixa pressão próximo do Litoral de SC.

Temperatura: diminui em todas as regiões.

Vento: sul/sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio-Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (24/04): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS.

Tempo: as nuvens diminuem e o sol aparece na maioria das regiões, no decorrer do dia. No Litoral Norte, chuva isolada na madrugada. No Oeste e Meio-Oeste, condição de chuva isolada na tarde e noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste no Oeste e Meio-Oeste, e sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 25 de abril a 03 de maio de 2019

Entre 25 e 26/04, tempo instável com chuva em todas as regiões, com maiores acumulados previstos para Oeste e Sul de SC, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) no Sul do Brasil. No restante dos dias, tempo mais seco com pouca chuva no Estado e temperatura mais baixa na madrugada, característica de outono. Até o momento, não há indicativo de massa de ar frio intensa em SC.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS E ALERTAS EXPIRADOS:

OBSERVAÇÃO 20/04/2019 – 18:03 – Permanece a condição de pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte de SC nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA 20/04 – 14:02- Risco de temporal e granizo nas proximidades de Vargeão, Passos Maia e Ponte Serrada, na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 20/04 – 12:45- CHUVA FORTE COM RAIOS NO OESTE divisa com Rio Grande do Sul, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 20/04 – 10:35- CHUVA MODERADA A FORTE COM RAIOS EM TODO O OESTE, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 20/04 – 09:50- Chuva isolada fraca a moderada no MEIO OESTE, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.