PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 20.05.2019 – HL

nowcasting

SEM BOLETIM

_______________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Chuva Volumosa em Santa Catarina

Início: 22/05/2019 às 12:00 h

Fim: 23/05/2019 às 23:59 h

Regiões: todas, começando pelo Oeste e Meio-Oeste no dia 22, se estendo para o Planalto e Litoral no dia 23/05.

Previsão: tempo instável com chuva moderada a forte em alguns momentos.

Acumulado de chuva: 20 a 40 mm em média no estado, com pontuais de 60 mm no Oeste e Meio-Oeste na quarta-feira (22/05). Na quinta-feira (23/05), 60 a 80 em média e pontuais em torno de 100 mm do Planalto ao Litoral e de 15 a 30 mm nas demais regiões.

Sistemapassagem de uma frente fria por SC, na quarta-feira. Formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC, na quinta-feira.

Na sexta-feira (24/05), a intensificação do ciclone próximo à costa de SC, provoca vendáveis com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul e Litoral, com previsão de condição adversa no mar.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

_______________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Início de semana começa com sol. Chuva e ventos fortes nos próximos dias

Segunda-feira (20/05):

Tempo: sol com algumas nuvens em SC. Aumento da nebulosidade no oeste.

Temperatura:  em elevação.

Vento: sul a nordeste no litoral e de nordeste no interior, fraco a moderado.

Sistema: baixa pressão no mar, entre SC e SP, bem afastada da costa. Frente fria no litoral do RS.

Terça-feira (21/05): CHUVA COM TROVOADA ISOLADA DO OESTE AO SUL – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC, no decorrer do dia. No oeste, condição de chuva com trovoada isolada à tarde, estendendo-se para o sul de SC à noite.

Temperatura:  em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas do oeste ao sul de SC.

Sistema: frente fria afasta-se do litoral sul do Brasil em direção ao mar. Formação de baixa pressão no RS, com deslocamento para o litoral.

Quarta-feira (22/05): CHUVA COM TROVOADA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: no oeste, chuva com trovoada no decorrer do dia, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite, devido a um cavado (baixa pressão) intensificando-se em SC.

Temperatura:  diminui com o avanço de uma massa fria para o Sul do Brasil.

Vento: de sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (23/05): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: chuva em todas as regiões, devido à formação de uma baixa pressão em SC. No oeste, o tempo melhora à noite. Atenção para condições de volumes elevados de chuva do Planalto ao Litoral.

Temperatura:  em declínio acentuado, com mínima ocorrendo à noite, especialmente no oeste de SC, devido ao avanço de uma massa fria para essa região.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com fortes rajadas.

Sexta-feira (24/05):

Tempo: do oeste ao sul, chuva melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões, encoberto, com sol no decorrer do dia.

Temperatura:  em declínio acentuado, devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco.

Vento: oeste a sudoeste, moderado com fortes rajadas. Atenção para rajadas intensas e persistentes, especialmente no sul e litoral de SC, devido a um ciclone na costa.

TENDÊNCIA de 25 de maio a 03 de junho de 2019

Nos dias 25 e 26/05, tempo seco com temperatura baixa e condição de geada nas áreas mais altas do oeste ao planalto. Nos dias 27 e 28/05, nova frente fria traz chuva para SC. O restante do período será marcado por chuva mais frequente e volumosa no estado, com passagem de frentes frias, acompanhadas de massas de ar de origem polar, trazendo períodos de frio mais intenso e geada no estado.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

defesa civil

Gerência de Alerta