PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 20.12.2017

nowcasting

20/12/2017 – 23h27min – Chuva persistente com intensidade fraca a moderada do Planalto ao Litoral , nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO SMS_20/12/2017 23h31min – Persiste a Condição de chuva moderada a forte no Litoral Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

ATENÇÃO SMS – 20/12 21h15min – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS para José Boiteux, Ibirama, Benedito Novo e Ascurra nas próximas 2 horas. Procure abrigo. Ligue 199 ou 193.

_________________________________________________________________ 

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
________________________________________________________________

PREVISÃO E VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Atenção para o risco de temporais acompanhados de raios no período da tarde e noite!

 

Quarta-feira (20/12) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS E GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: muitas nuvens em SC, com chuva pela manhã no Extremo Oeste, Litoral Norte e Grande Florianópolis. No decorrer da tarde e noite aumento de nebulosidade, com pancadas de chuva e trovoadas em todas as regiões. Atenção para o risco de temporais, com descarga elétrica (raios), vento forte e granizo isolado especialmente em áreas próximas ao PR.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste do Oeste ao Litoral Sul, de sudeste e leste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o Sul e o Sudeste do Brasil.

 

Quinta-feira (21/12)  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM! 

Tempo: chuva na madrugada e manhã no Planalto Norte e Litoral Norte e nas áreas do Meio Oeste próximas ao PR. Sol entre nuvens no decorrer do dia, com pancadas isoladas de chuva na tarde e noite do Oeste ao Litoral Sul, no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. (Início do verão às 13h28min)

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o PR e ventos fortes em altos níveis da atmosfera (correntes de jato) sobre o RS e SC.

 

Sexta-feira (22/12)  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS! 

Tempo: sol entre nuvens em todas as regiões de SC. No período da noite condição de chuva no Oeste, Meio Oeste e muito isolada à noite no Litoral Sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste e norte, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (23/12)

Tempo: pela manhã encoberto com chuva no Extremo Oeste e aberturas de sol nas demais regiões de SC. Durante a tarde a chuva, com temporais isolados, se estende a todo o Estado, devido à intensificação de áreas de baixa pressão e a aproximação de uma nova frente fria pelo litoral do RS e de SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (24/12)

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões de SC, melhorando com aberturas entre a tarde e noite do Oeste ao Litoral Sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

TENDÊNCIA de 25 de dezembro de 2017 a 04 de janeiro de 2018 

No dia 25/12 a instabilidade persiste com chuva em boa parte do dia, melhorando aos poucos à noite do Oeste ao Litoral Sul. Na maior parte do período diminui a condição de chuva, porém ainda ocorre chuva localizada, com descarga elétrica (raios) e rajadas de vento especialmente no período da tarde e noite associada ao calor, típica de verão. Entre a tarde e noite de 27/12 uma nova frente fria passa por SC causando pancadas de chuva na maior parte do Estado.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES 

20/12/2017 – 20h23min – Chuva persistente com intensidade fraca a moderada do Planalto ao Litoral , nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram)

ALERTA SMS – 20/12 19:50 – Alerta de ALAGAMENTO para PONTE ALTA DO NORTE, TIJUCAS, BIGUAÇU, RIO DO CAMPO, FLORIANÓPOLIS, SÃO JOAQUIM, SÃO BONIFÁCIO, SANTO AMARO DA IMPERATRIZ, ÁGUAS MORNAS, RANCHO QUEIMADO, RIO NEGRINHO, SÃO BENTO DO SUL, CAMPO ALEGRE, ITAIÓPOLIS E GARUVA. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO SMS 20/12/2017 19h36min – Pancadas de chuva localmente moderada a forte no Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Grande Florianópolis.

OBSERVAÇÃO – 20/12/2017 – 18h15min – Chuva persistente com descarga elétrica no Vale do Itajaí e Litoral Norte, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 20/12/2017 – 17h08min – Chuva persistente com descarga elétrica no Planalto Norte, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO SMS 20/12 16:25 – Risco de pancadas localizadas de chuva moderada a forte no Planalto Norte, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana.

ALERTA SMS – 20/12 15:20 – Alerta de Chuvas Intensas para Irineópolis/SC. Evite contato com a agua, nao dirigir em areas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193

ALERTA SMS – 20/12 14:55 –  Alerta de Chuvas Intensas para Lages/SC, São José do Cerrito/SC. Evite contato com a agua, nao dirigir em areas alagadas ou transitar sobre pontes.

ATENCAO SMS – 20/12 14:14 – Chuvas Intensas com descarga eletrica no Planalto Sul, Litoral Sul e Planalto Norte nas proximas 2 horas Epagri/Ciram

ALERTA SMS – 20/12 09:03 – CHUVA INTENSA E GRANIZO para BELMONTE, DESCANSO, BANDEIRANTE, SAO MIGUEL DO OESTE. Tempestade proxima. Procure abrigo. Ligue 199 ou 193.

ATENCAO SMS – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS para o EXTREMO OESTE nas proximas 2 horas.  Procure abrigo. Ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO SMS – 20/12/2017 – 08:53 – Risco de pancadas de chuva moderada a forte e raios no Extremo Oeste nas próximas 2 horas. Procure abrigo. Ligue 199 ou 193.