PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 21.08.2018 – PH

nowcasting

OBSERVAÇÃO 21/08 21:44  – Persistem condições de chuva fraca a moderada no Meio Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul nas próximas 2 horas.

ATENÇÃO 21/08 20:48 – Risco de Deslizamentos para Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Fraiburgo, Galvão Quilombo, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

________________________________________________________________

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Início: 21/08/2018 às 08:30h

Fim: 22/08/2018 às 12:00h

Regiões: Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí.

Previsão: Chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos.  

Acumulado de chuva no período: 60 a 80 mm em média, com pontuais em torno de 100 mm (chuva esperada para o mês inteiro de agosto para boa parte destas regiões).

Sistema: Passagem de frente fria e cavado em superfície (baixa pressão).

Atualizado às 08:30 de 21/08/2018.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

________________________________________________________________

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

Maré Alta pode provocar alagamento em SC

Na terça-feira, 21/08, até o dia 22/08 (quarta), há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense.

Este fenômeno é devido à influência dos ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa e incidência de ondas de aproximadamente 2,0 m próxima ao litoral.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1 e litoral on line e maregrama no site do Ciram:

Tabela 1.jpg

________________________________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

_________________________________________________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

________________________________________________________________

 

AVISO e PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Terça e quarta-feira com chuva e frio em Santa Catarina

 

Terça-feira (21/08): AVISO PANCADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: encoberto com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos. (ver aviso)

Temperatura: baixa durante todo o dia, entre 10°C e 15°C em grande parte das regiões.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: avanço de uma frente fria, seguida de uma massa de ar frio.

 

Quarta-feira (22/08): AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE EM PARTE DE SC  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva, mais intensa na madrugada. No Oeste e Meio-Oeste, o tempo melhora no decorrer do dia. (ver aviso)

Temperatura: máxima em ligeira elevação, principalmente no Oeste, com a instabilidade deslocando para o leste de SC. As demais regiões permanecem entre 10°C e 15°C.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado em superfície (baixa pressão) influenciando SC.

 

Quinta-feira (23/08): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS! 

Tempo: sol entre nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia. No Litoral Norte e Planalto Norte, variação de nuvens e condição de chuva isolada, na tarde e noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (24/08): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS! 

Tempo: aumento de nebulosidade e chuva com trovoada no decorrer do dia, começando pelo Oeste e Sul, devido à chegada de outra frente fria em SC.

Temperatura: em pequena elevação durante o dia e em declínio a partir da noite.

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (25/08):

Tempo: instável com chuva e trovoadas na madrugada e manhã, devido ao avanço da frente fria. No decorrer do dia, diminuição de nuvens e aberturas de sol no Estado.

Temperatura: em declínio acentuado com o avanço de uma nova massa de ar frio.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 26 de agosto a 04 de setembro de 2018

Última semana de agosto terá tempo seco e frio em SC, por influência de uma massa de ar polar, com condição para formar geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, nos dias 26 e 27/08, e chuva próximo ao dia 30/08, devido a atuação de novo sistema frontal. Setembro inicia sem chuva e com presença de sol em SC.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 21/08 19:44  – Chuva fraca a moderada no Oeste, Meio Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul nas próximas 2 horas.

ATENÇÃO – 21/08 17h52 – Risco de Deslizamentos para São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Quilombo, Xanxerê, Campo Erê, Maravilha. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 21/08 17h43min – Chuva fraca a moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis nas próximas 2 horas.

OBSERVAÇÃO – 21/08 09:28 – Chuva fraca no Oeste e moderada entre o Meio Oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Região Litorânea nas próximas 2 horas.

OBSERVAÇÃO – 21/08 07:29 – Chuva moderada entre o Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Vale do Itajaí nas próximas 2 horas.

 ATENÇÃO – 21/08 13h20 – Risco de Deslizamentos para Dionísio Cerqueira, Campo Erê, Quilombo, Xanxerê e São José do Cedro. Ocorrências ligue 199 ou 193.
OBSERVAÇÃO 21/08 12:48
– Chuva fraca a pontualmente moderada no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas próximas 2 horas
ATENÇÃO – 21/08 15h38 – Risco de Deslizamentos para São José do Cedro, Quilombo, Galvão, Dionísio Cerqueira, Campo Erê, Aberlado Luz . Ocorrências ligue 199 ou 193.