PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 22.05.2018 – PH

nowcasting

SEM AVISO

______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO/ATENÇÃO METEOROLÓGICA e MARÍTIMA 22/05/2018 – EPAGRI/CIRAM

MAR AGITADO E GEADA EM SANTA CATARINA !

AVISO: MAR AGITADO

Início: 22/05/2018 às 10:00h

Fim: 22/05/2018 às 23:00h

Região: Litoral Sul.

Previsão: mar agitado com picos de altura de onda de 3m a 4m, em áreas mais afastadas da costa, diminuindo gradativamente no decorrer do dia.

Sistema: ciclone extratropical afastando-se lentamente da costa sul do Brasil.

ATENÇÃO: GEADA EM SC

Início: 23/05/2018 às 00:01h

Fim: 24/05/2018 às 08:00h

Regiões: Meio-Oeste e Planaltos, e mais isolada no Oeste.

Previsão: formação de geada nas áreas altas, na madrugada e amanhecer, com temperatura próxima de 0°C no Meio-Oeste e Planaltos, e de 2°C a 4°C no Oeste.

Sistema: massa de ar frio de origem polar com centro sobre o Sul do Brasil.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO / ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Nevoeiros em SC e  geada nas áreas altas do Estado!

Terça-feira (22/05) – AVISO PARA MAR AGITADO (ver aviso)

Tempo: firme e ensolarado, com baixa umidade do ar em todas as regiões de SC.

Temperatura: em gradativa elevação, com máximas variando de 22°C a 24°C, mais altas no Litoral Norte.

Vento: sudoeste e sul, com fraca intensidade.

Sistema: massa de ar frio, de origem polar, sobre o Sul e Sudeste do Brasil.

Quarta-feira (23/05) – ATENÇÃO PARA GEADA EM SC (ver atenção)

Tempo: nevoeiros na madrugada e amanhecer na maior parte das regiões catarinenses. Ensolarado com ar seco (baixa umidade do ar) na maior parte do dia.

Temperatura: baixa na madrugada em todas as regiões. Temperatura mínima com valores negativos nas áreas altas do Planalto Sul, entre 2°C e 4°C Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte favorecendo a formação de geada nessas regiões. Durante o dia temperaturas em gradativa elevação, principalmente no Litoral.

Vento: sul e sudeste, fraco.

Sistema: massa de ar frio de origem polar influenciando SC.

Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado (24, 25 e 26/05)  ATENÇÃO PARA GEADA EM SC (ver atenção)

Tempo: firme, com nevoeiros na noite e madrugada, e sol com algumas nuvens principalmente do Planalto ao Litoral. No Litoral Norte e Grande Florianópolis mais nebulosidade e chuvisco no período noturno e amanhecer devido à circulação marítima.

Temperatura: em elevação, devido ao enfraquecimento da massa de ar frio e afastamento para leste. Na sexta-feira ainda há condição para formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.

Vento: sudeste, com variações de nordeste e de leste no Grande Fpolis, Litoral Norte e Planalto Norte, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 27 de maio a 05 de junho de 2018

Tempo firme na maior parte do período, com sol entre nuvens, baixa umidade relativa do ar (ar seco) e temperatura em elevação em SC. Entre o final do dia 02 e manhã de 03/06, e novamente no dia 05/06 a passagem de duas frentes frias trazem chuva para o Estado. A temperatura diminui na madrugada e manhã do dia 04/06.

Marilene de Lima – Meteorologista EPAGRI/CIRAM

defesa civil