PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 22.05.2019 – PH

nowcasting

OBSERVAÇÃO 22/05 23:45 – PANCADAS de CHUVA com intensidades variando de FRACAS a pontualmente MODERADAS para a região do LITORAL SUL, nas próximas 2 hs. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 22/05 20:26 – Pancadas isoladas de chuvas para a região da Grande Florianópolis, na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO – 22/05 17:05 – Pancadas de chuva moderadas a fortes com rajadas de ventos moderadas para a região Planalto Norte e Litoral Norte, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

_______________________________________________ 

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

 diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM 

 Chuva e temporais localizados (chuva forte em curto espaço de tempo, raios, granizo e rajadas de vento) em SC

 

Início: 22/05/2019 às 09:00 h

Fim: 22/05/2019 às 23:59 h                                                                         

Regiões: Oeste ao Planalto.

Previsãochuva moderada com risco de temporais localizados (chuva forte em curto espaço de tempo, raios, granizo e rajadas de vento).

Acumulado de chuva: 20 a 40 mm em média, com pontuais em torno de 60 mm, sobretudo no Oeste.

Sistema: passagem de uma frente fria por SC. 

Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa – Meteorologistas (Epagri/Ciram

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC 

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

_______________________________________________ 

ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM 

Vento forte e mar grosso com ressaca no litoral de SC

 

Início: 24/05/2019 às 12:00 h

Fim25/05/2019 às 12:00 h

Região: Litoral de SC, especialmente de Passo de Torres a Florianópolis.

Previsão:  rajadas fortes e persistentes de vento sul, de 60 a 90 km/h. Esse vento deixa o mar muito agitado a grosso com picos de onda de 3,0 a 4,0 m. Risco de ressaca de Passo de Torres a Florianópolis. Condição desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone extratropical intensifica-se na costa do RS e SC.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC 

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

_______________________________________________ 

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM    

De hoje a sexta-feira encoberto com chuva e vento forte em SC

Quarta-feira (22/05):RISCO DE TEMPORAL ISOLADO DO OESTE AO LITORAL.ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: nebulosidade variável com chuva em todas as regiões de SC. Risco de temporal isolado em especial do Oeste ao Planalto. 

Temperatura:  amena devido à cobertura de nuvens e chuva, um pouco mais baixa do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Planalto Sul e litoral Sul.

Sistema: jato subtropical e cavado (área alongada de baixa pressão) sobre SC, com frente fria em deslocamento pelo litoral de SC.

Quinta-feira (23/05): CHUVA COM DESCARGAS ELÉTRICAS EM TODAS AS REGIÕES! ACOMPANHAR MONITORAMENTO!


Tempo: fechado, encoberto com chuva em todas as regiões de SC. Por alguns momentos a chuva vem acompanhada de descarga elétrica.

Temperatura:  segue baixa, devido à cobertura de nuvens e à chuva. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul declínio mais acentuado a partir da tarde, com mínima à noite, devido ao avanço de uma massa fria.

Vento: oeste com variações de sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: intensificação de áreas de baixa pressão e formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC. Avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar frio) pelo Uruguai, RS e do Oeste ao Planalto Sul. 

Sexta-feira (24/05): RAJADAS INTENSAS DE VENTO E PERSISTENTES DE 60 A 80 km/h NO PLANALTO SUL E LITORAL DE SC. 


Tempo: Do Oeste ao Litoral Sul predomínio de nebulosidade e chuva fraca, devido ao fluxo de umidade associado ao ciclone extratropical em frente à costa de SC. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, com chuva fraca à noite na Grande Florianópolis. 

Temperatura:  em declínio acentuado com o avanço de uma massa de ar frio. Há pequena chance de neve e/ou sincelo nas áreas altas do Planalto Sul. 

Vento: sudoeste a sul, moderado com fortes rajadas. Atenção para rajadas intensas e persistentes de 60 a 90 km/h, especialmente no Planalto Sul e litoral de SC.

Sábado (25/05)

Tempo: firme e ensolarado em SC.
Temperatura:  baixa, com mínima de -2°C a 4°C com formação de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.
Vento: sudoeste, com variações de nordeste no Oeste e Meio-Oeste, e com variações de sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas na madrugada no Litoral.

Domingo (26/05)

Tempo: firme e ensolarado em SC.

Temperatura:  baixa, com mínima de -4°C a -2°C com geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto e no Alto Vale do Itajaí.

Vento: Nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 27 de maio a 05 de junho de 2019

Nos dias 27 e 28/05 uma nova frente fria traz chuva para SC, na sequencia tempo firme com queda acentuada na temperatura. No início de junho a chuva no estado estará bem distribuída, mais significativas no Oeste e Meio Oeste próximo à divisa com o RS, devido à passagem de frentes frias pelo litoral de SC. Massas de ar frio serão mais frequentes, trazendo períodos de frio com possibilidade de formação de geada no estado.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)  

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193. 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES: