SEM AVISO
________________________________________________________________
Início: 24/03/2018 às 14:00h
Fim: 25/03/2018 às 12:00h
Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SANTA CATARINA, começando na tarde de sábado no Oeste e Sul do Estado, e se estendendo as demais regiões na noite de sábado e madrugada e manhã de domingo.
Previsão: Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) com risco de temporais localizados (fortes rajadas de vento e granizo isolado).
ATENÇÃO: As chuvas, mesmo de curta duração, podem ser de forte intensidade, acumulando pontuais de 30 a 50 mm em uma hora.
Sistema: Passagem de frente fria em SC.
Publicação: 23/03/2018 – 09h40min
Gilsânia Cruz/Marcelo Martins – Meteorologistas Epagri/Ciram
________________________________________________________________
ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM
VENTO FORTE E MAR MUITO AGITADO NO LITORAL DE SANTA CATARINA !
Início: 25/03/2018 às 15:00h
Fim: 26/02/2018 às 21:00h
Região: LITORAL DE SANTA CATARINA, especialmente de Laguna a Florianópolis, e áreas mais afastadas da costa.
Previsão: Rajadas de vento de Sul de 60 a 70 km/h. Ondas de sul a sudeste em torno de 2,0 a 2,5 m e picos de 3,0 m com risco para embarcações e pequeno e médio porte.
Sistema: Frente fria em deslocamento pelo litoral de SC, seguida de um sistema de alta pressão.
Clóvis Corrêa e Gilsânia Cruz – Meteorologistas Epagri/Ciram
___________________________________________________
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões
Mar agitado: Perigo à navegação e à atividades de pesca.
________________________________________________________________
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
________________________________________________________________
AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM
Frente fria traz chuva no final de semana em Santa Catarina
Início da semana chuvoso com declínio de temperatura
Sexta-feira (23/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!
Tempo: nebulosidade variável com sol em boa parte do Estado. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, condição de chuva isolada pela manhã. No período da tarde e noite, pancadas isoladas de chuva com raios no Estado.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.
Sábado (24/03) – AVISO PARA TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO) – GRANIZO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!
Tempo: sol e calor em SC. A partir da tarde, pancadas de chuva e raios, do Oeste ao Litoral Sul, e a partir da noite nas demais regiões. Risco de temporal isolado (ver AVISO METEOROLÓGICO).
Temperatura: bem elevada.
Vento: nordeste a noroeste, moderado com fortes rajadas.
Sistema: frente fria se aproxima de SC, no período da tarde e noite.
Domingo (25/03) – AVISO PARA TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO) – GRANIZO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!
Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, devido à atuação da frente fria em SC. Risco de temporal isolado, na madrugada e manhã. Do Oeste ao Litoral Sul e na Grande Florianópolis, o tempo melhora com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, a melhora deve ocorrer mais no fim do dia.
Temperatura: elevada, diminuindo a partir da tarde.
Vento: noroeste a sul, moderado, com fortes rajadas principalmente no Litoral.
Segunda e terça-feira (26 e 27/03) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVA INTENSA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!
Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões. Atenção para totais mais elevados do Oeste ao Sul de SC.
Temperatura: baixa, típica de outono.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
TENDÊNCIA de 28 de março a 06 de abril de 2018
Entre 28 e 30/03, permanece a condição de chuva em SC, devido à passagem de mais uma frente fria, acumulando totais significativos no período. Para o início de abril, a previsão é de tempo mais seco no Estado, sem chuva significativa. Com relação à temperatura, o indicativo é de temperatura amena em boa parte do período.
Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
![]() |
Gerência de Monitoramento e Alerta |
AVISOS ANTERIORES:
SMS – AVISO 23/03 17:44 – PANCADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE E RISCO DE TEMPORAL ISOLADO para CURITIBANOS, SÃO CRISTÓVÃO DO SUL, PONTE ALTA, PALMEIRAS, OTACÍLIO COSTA na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 23/03/2018 – 16h43min – Pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Sul de SC, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)
SMS – AVISO 23/03 16:20 – PANCADA FORTE DE CHUVA E RISCO DE GRANIZO para JOAÇABA na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
SMS – ATENCAO 23/03 16:04 – PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS MODERADAS a FORTES e RAIOS no EXTREMO OESTE, MEIO OESTE E ÁREAS DO OESTE E PLANALTO SUL de SC, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 23/03 15h26min – Pancadas isoladas de chuva de forma fraca a moderada com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)
ATENÇÃO 23/03 14:35 – PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS FRACA A MODERADA no PLANALTO SUL e LITORAL SUL nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
SMS – ATENCAO 23/03 14:09 – PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS MODERADAS a FORTES e RISCO DE TEMPORAIS em ABDON BATISTA, ANITA GARIBALDI, VARGEM, CELSO RAMOS, CERRO NEGRO, CAMPO BELO DO SUL E CAPÃO ALTO, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
SMS – ATENCAO 23/03 13:40 – PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS MODERADAS a FORTES e RAIOS em área isolada de CONCÓRDIA, em JABORÁ, PRESIDENTE CASTELO BRANCO, IPÍRA, PERITIBA, JOAÇABA,OURO, CAPINZAL, ZORTÉA, ERVAL VELHO, IBICARÉ, IBIAM, e áreas isoladas de CAMPOS NOVOS nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
SMS – AVISO 23/03 13:20 – PANCADA FORTE DE CHUVA E RISCO DE GRANIZO para PRESIDENTE CASTELO BRANCO na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
SMS – ATENCAO 23/03 13:10 – PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS MODERADAS a FORTES e RAIOS no OESTE e MEIO OESTE,nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
OBSERVAÇÃO 23/03/2018 – 12h33min – Pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no MEIO OESTE nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)
ATENÇÃO 23/03/2018 – 07h00min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)