AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 23.03.2018 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

________________________________________________________________

 
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________
 
AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM
 
TEMPORAIS LOCALIZADOS EM SANTA CATARINA! 

Início: 24/03/2018 às 14:00h

Fim: 25/03/2018 às 12:00h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SANTA CATARINA, começando na tarde de sábado no Oeste e Sul do Estado, e se estendendo as demais regiões na noite de sábado e madrugada e manhã de domingo.

Previsão: Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) com risco de temporais localizados (fortes rajadas de vento e granizo isolado).

ATENÇÃO: As chuvas, mesmo de curta duração, podem ser de forte intensidade, acumulando pontuais de 30 a 50 mm em uma hora.

Sistema: Passagem de frente fria em SC.

Publicação: 23/03/2018 – 09h40min

Gilsânia Cruz/Marcelo Martins –  Meteorologistas Epagri/Ciram
________________________________________________________________

 ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM 

VENTO FORTE E MAR MUITO AGITADO NO LITORAL DE SANTA CATARINA !

Início: 25/03/2018 às 15:00h

Fim: 26/02/2018 às 21:00h

Região: LITORAL DE SANTA CATARINA, especialmente de Laguna a Florianópolis, e áreas mais afastadas da costa.

Previsão:  Rajadas de vento de Sul de 60 a 70 km/h. Ondas de sul a sudeste em torno de 2,0 a 2,5 m e picos de 3,0 m com risco para embarcações e pequeno e médio porte.

Sistema: Frente fria em deslocamento pelo litoral de SC, seguida de um sistema de alta pressão.

Clóvis Corrêa e Gilsânia Cruz – Meteorologistas Epagri/Ciram

___________________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões

Mar agitado: Perigo à navegação e à atividades de pesca.

________________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

________________________________________________________________

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

________________________________________________________________

AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Frente fria traz chuva no final de semana em Santa Catarina

Início da semana chuvoso com declínio de temperatura  

 

Sexta-feira (23/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: nebulosidade variável com sol em boa parte do Estado. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, condição de chuva isolada pela manhã. No período da tarde e noite, pancadas isoladas de chuva com raios no Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

 

Sábado (24/03) – AVISO PARA TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO) – GRANIZO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol e calor em SC. A partir da tarde, pancadas de chuva e raios, do Oeste ao Litoral Sul, e a partir da noite nas demais regiões. Risco de temporal isolado (ver AVISO METEOROLÓGICO).

Temperatura: bem elevada.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com fortes rajadas.

Sistema: frente fria se aproxima de SC, no período da tarde e noite.

 

Domingo (25/03) – AVISO PARA TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO) – GRANIZO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, devido à atuação da frente fria em SC. Risco de temporal isolado, na madrugada e manhã. Do Oeste ao Litoral Sul e na Grande Florianópolis, o tempo melhora com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, a melhora deve ocorrer mais no fim do dia.

Temperatura: elevada, diminuindo a partir da tarde.

Vento: noroeste a sul, moderado, com fortes rajadas principalmente no Litoral.

 

Segunda e terça-feira (26 e 27/03) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVA INTENSA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões. Atenção para totais mais elevados do Oeste ao Sul de SC.

Temperatura: baixa, típica de outono.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 28 de março a 06 de abril de 2018

Entre 28 e 30/03, permanece a condição de chuva em SC, devido à passagem de mais uma frente fria, acumulando totais significativos no período. Para o início de abril, a previsão é de tempo mais seco no Estado, sem chuva significativa. Com relação à temperatura, o indicativo é de temperatura amena em boa parte do período.

Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

SMS – AVISO 23/03 17:44 – PANCADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE E RISCO DE TEMPORAL ISOLADO para CURITIBANOS, SÃO CRISTÓVÃO DO SUL, PONTE ALTA, PALMEIRAS, OTACÍLIO COSTA na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 23/03/2018 – 16h43min – Pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Sul de SC, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

SMS – AVISO 23/03 16:20 – PANCADA FORTE DE CHUVA E RISCO DE GRANIZO para JOAÇABA na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

SMS – ATENCAO 23/03 16:04 – PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS MODERADAS a FORTES e RAIOS no EXTREMO OESTE, MEIO OESTE E ÁREAS DO OESTE E PLANALTO SUL de SC, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 23/03 15h26min – Pancadas isoladas de chuva de forma fraca a moderada com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 23/03 14:35 – PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS FRACA A MODERADA no PLANALTO SUL e LITORAL SUL nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

SMS – ATENCAO 23/03 14:09 – PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS MODERADAS a FORTES e RISCO DE TEMPORAIS em ABDON BATISTA, ANITA GARIBALDI, VARGEM, CELSO RAMOS, CERRO NEGRO, CAMPO BELO DO SUL E CAPÃO ALTO, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193. 

SMS – ATENCAO 23/03 13:40 – PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS MODERADAS a FORTES e RAIOS em área isolada de CONCÓRDIA, em JABORÁ, PRESIDENTE CASTELO BRANCO, IPÍRA, PERITIBA, JOAÇABA,OURO, CAPINZAL, ZORTÉA, ERVAL VELHO, IBICARÉ, IBIAM, e áreas isoladas de CAMPOS NOVOS nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

SMS – AVISO 23/03 13:20 – PANCADA FORTE DE CHUVA E RISCO DE GRANIZO para PRESIDENTE CASTELO BRANCO na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

SMS – ATENCAO 23/03 13:10 – PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS MODERADAS a FORTES e RAIOS no OESTE e MEIO OESTE,nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 23/03/2018 – 12h33min – Pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no MEIO OESTE nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 23/03/2018 – 07h00min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste, nas próximas 2 horas.  (Epagri/Ciram)