PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 23.05.2018 – HL

nowcasting

SEM AVISO

______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 23/05/2018 – EPAGRI/CIRAM

GEADA EM SANTA CATARINA !

Início: 24/05/2018 às 00:01h

Fim: 25/05/2018 às 08:00h

Regiões: MEIO OESTE e PLANALTOS, e mais isolada no OESTE.

Previsão: formação de geada nas áreas altas, na madrugada e amanhecer, com temperatura próxima de 0°C no Meio-Oeste e Planaltos, e de 2°C a 4°C no Oeste.

Sistema: massa de ar frio de origem polar com centro sobre o Sul do Brasil.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Nevoeiros em Santa Catarina e geada nas áreas altas do Estado

Quarta-feira (23/05)

Tempo: Condições de nevoeiros entre a madrugada e amanhecer principalmente do Oeste ao Planalto e áreas do Litoral Norte e Vale do Itajaí. Ensolarado com ar seco (baixa umidade do ar) na maior parte do dia.

Temperatura: máxima em torno de 20°C a 24°C em grande parte das regiões.

Vento: sul, fraco.

Sistema: massa de ar frio influenciando SC.

Quinta e sexta-feira (24 e 25/05)

Tempo: No Litoral Norte, mais nebulosidade e pequena chance de chuvisco no período noturno e amanhecer. O sol aparece nas demais regiões. Mais nuvens no norte de SC e mais ensolarado no oeste.

Temperatura: ainda baixa na madrugada, com formação de geada nas áreas altas, principalmente do Meio Oeste e Planalto Sul.

Vento: de sudeste, do Oeste ao Planalto, e de sudeste a leste no Litoral, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio influenciando SC.

Sábado (26/05)

Tempo: No Litoral Norte e Grande Florianópolis, mais nebulosidade e pequena chance de chuvisco no período noturno e amanhecer, devido à circulação marítima. O sol aparece nas demais regiões. Mais nuvens no Norte de SC e mais ensolarado no Oeste.

Temperatura: em elevação, devido ao afastamento da massa de ar frio para o mar.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Domingo (27/05)

Tempo: Sol com algumas nuvens em SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 28 de maio a 06 de junho de 2018

Sol com tempo seco em Santa Catarina, no início do período, e temperatura em elevação. Em torno do dia 02/06, e novamente no dia 05/06, a passagem de duas frentes frias traz chuva para o Estado. A temperatura diminui após a passagem frontal do dia 02/06.

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil