PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 25.05.2019 – EG

nowcasting

OBSERVAÇÃO 25/05 13:45 – Atenção ao trafegar nas rodovias SC 370 na Serra do Corvo Branco e SC 390 na Serra do Rio do Rastro devido ao risco de deslizamentos. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 25/05 11:45 – Persiste risco de deslizamentos para a região do Litoral Sul, devido ao acúmulo de chuva dos últimos dias. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA- 25/05 08:30 – Persiste risco de deslizamentos para Laguna e Tubarão, devido os altos acumulados de chuva dos últimos dias. Ocorrências ligue 199 ou 193.

_______________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

Vento forte e mar grosso com ressaca no litoral de SC

Início: 25/05/2019 às 10:00 h

Fim: 25/05/2019 às 23:59 h

Região: Litoral de SC, especialmente de Passo de Torres a Florianópolis.

Previsão:  rajadas fortes e persistentes de vento sul, de 60 a 90 km/h. O vento deixa o mar muito agitado a grosso com picos de onda de 3,0 a 4,0 m. Risco de ressaca de Passo de Torres a Florianópolis. Condição desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone extratropical no oceano em frente à costa do RS e SC.

Marilene de Lima  – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sol, vento forte e persistente, queda de temperatura em SC

Sábado (25/05):

Tempo: firme com sol no decorrer do dia em todas as regiões de SC, alternando com algumas nuvens do Meio Oeste ao Litoral Sul pela manhã e no início da tarde.

Temperatura:  baixa, com declínio acentuado à noite.

Vento: sudoeste a sudeste fraco na maior parte do estado, moderado com rajadas mais intensas no Planalto Sul e Litoral Sul. (ver Aviso de Mar)

Sistema: ciclone extratropical sobre o oceano, afastando-se da costa em direção ao leste do continente. Alta pressão (massa de ar frio e seco) no sul do Brasil.

Domingo (26/05):

Tempo: firme e ensolarado em SC.

Temperatura:  baixa na madrugada e amanhecer, com mínima próxima de 0°C e geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Vento: sudeste em boa parte do dia passando a nordeste entre a tarde e noite, fraco.

Sistema: alta pressão (massa de ar frio e seco) no sul do Brasil.

Segunda-feira (27/05): RISCO DE TEMPORAL EM ALGUMAS REGIÕES – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: aumento de nuvens em SC. Chuva no decorrer do dia do Oeste ao litoral Sul e no final da tarde e noite nas demais regiões. Há risco de temporal, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul.

Temperatura:  em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Terça-feira (28/05): TEMPO ENCOBERTO COM RISCO DE TEMPORAL EM ALGUMAS REGIÕES – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: com muitas nuvens a encoberto, alternando com momentos de chuva em todas as regiões. Risco de temporal, especialmente do oeste ao litoral Sul.

Temperatura:  diminui um pouco.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (29/05): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: variação de nebulosidade e chuva por alguns momentos na maior parte de SC, mais encoberto do Oeste ao Litoral Norte, próximo ao PR. Chuva mais intensa e persistente no Litoral Norte.

Temperatura:  amena no Litoral e baixa do Oeste ao Planalto.

Vento: noroeste a sul/sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 30 de maio a 08 de junho de 2019

Nos dias 30/05 e 01/06 áreas de baixa pressão no litoral de SC mantém mais nebulosidade e chuva no estado. Nos primeiros dias de junho a chuva fica mais concentrada no litoral, com mais aberturas de sol nas demais regiões. No restante do período tempo mais firme com menos chance de chuva significativa em SC, especialmente no oeste. Temperaturas baixas a partir do dia 02/06, com madrugadas frias com formação de geada nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul nos dias 04 e 05/06.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 25/05 10:45 – Persiste condição de rajadas de vento em torno de 60 km/h na Grande Florianópolis serrana, e de 60 a 70 km/h no Planalto Sul, próximo a Urupema e Bom jardim da Serra e no Litoral Sul em Laguna nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 25/05 09:35 – Pancadas isoladas de chuva moderada a pontualmente forte na costa próximo a Laguna na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 25/05 08:02 – RAJADAS DE VENTO entre 40 e 50 km/h em Florianópolis e proximidades nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 25/05 07:45 – RAJADAS DE VENTO entre 50 e 60 km/h na região da Grande Florianópolis e de 70 a 80 km/h no Planalto Sul, nas proximidades de Urupema e Bom jardim da Serra, e no Litoral Sul, em Laguna nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199, ou 193.