Previsão voltada para defesa civil sc 25.07.2018 PH

nowcasting

ALERTA SMS – 25/07 17:25 – Acumulado significativo de precipitação. Risco de Deslizamentos para a Grande Florianópolis e Litoral Sul. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 25/07 16:10 – Permanece a condição de chuva persistente e moderada na região da Grande Florianópolis nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO 25/07/2018 – EPAGRI/CIRAM

Chuva volumosa do Meio Oeste ao Litoral Sul de SC

Início: 25/07/2018 das 08:15h

Fim: 26/07/2018 às 12:00h

Regiões: Meio Oeste (especialmente as áreas mais próximas ao RS), Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Previsão: chuva moderada a forte em alguns momentos com descarga elétrica, mais intensa entre a tarde e noite de quarta-feira, sobretudo no Litoral Sul.

Acumulado de chuva: 20 mm em média, com chance de pontuais acima de 60 mm, no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

As regiões do Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte segue com chuva mal distribuída e menores acumulados, em torno de 20 a 30 mm.

Sistema: sistema de baixa pressão no RS.

Marilene de Lima –  Meteorologista (Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM

Quarta-feira e madrugada de quinta-feira com chuva volumosa em SC

Até final de semana com chuva em SC!

Quarta-feira (25/07): AVISO PARA CHUVA INTENSA EM ALGUMAS REGIÕES – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: encoberto com chuva em SC, mais intensa no Meio-Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí e, sobretudo, no Litoral Sul e Grande Florianópolis (ver Aviso).

Temperatura: com pouca variação, devido à cobertura de nuvens e à chuva.

Vento: nordeste, com variações de leste no Litoral, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: cavado sobre SC e formação de um sistema de baixa pressão no RS.

Quinta-feira (26/07): AVISO PARA CHUVA INTENSA PRINCIPALMENTE NA MADRUGADA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: encoberto com chuva, mais intensa na madrugada (ver Aviso). No decorrer do dia, a chuva diminui com variação de nebulosidade, retornando de forma isolada entre a tarde e noite do Meio Oeste ao Litoral.

Temperatura: com pouca variação, devido à cobertura de nuvens.

Vento: nordeste, com variações de sudoeste do Oeste ao Litoral Sul e variações de norte nas demais regiões, com intensidade fraca a moderada com rajadas no Litoral.

Sistema: cavado no litoral de SC e sistema de baixa pressão no litoral do RS e Uruguai.

Sexta-feira (27/07): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: aberturas de sol em SC, com chuva pela manhã no Litoral Norte. Entre a tarde e noite a chuva retorna do Meio Oeste ao Litoral.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudoeste e sudeste, fraco a moderado.

Sábado (28/07): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: aberturas de sol com aumento de nuvens em SC, no decorrer da tarde. Entre a tarde e noite pancadas de chuva do Oeste ao planalto e no Litoral Sul do Estado, devido ao avanço de nova frente fria por SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste e noroeste, passando a sudoeste nas áreas de divisa com RS no final do dia, fraco a moderado.

Domingo (29/07): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: variação de nebulosidade com chuva fraca no inicio do dia no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e à noite no Litoral Norte.

Temperatura: com declínio acentuado à noite com o avanço de uma massa de ar frio pelo RS.

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 29 de julho a 07 de agosto de 2018

A partir de 30/07 tempo estável em SC. Nos primeiros dias de agosto, a previsão é de chuva frequente com acumulados mais significativos para a maioria das regiões.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES

OBSERVAÇÃO – 25/07 15:55 – Pancadas de chuva fraca a moderada, nas próximas 2 horas, na região Extremo Oeste.

ALERTA SMS – 25/07 13:20 – Acumulado significativo de precipitação. Risco de Deslizamentos para região Litoral Sul. Ocorrências ligue 199 ou 193

ATENÇÃO SMS – 25/07 12:38 – ALAGAMENTOS PONTUAIS no sul de Florianópolis na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 25/07 12:06 – Chuva fraca e localmente moderada no Litoral Norte na próxima hora

ATENÇÃO SMS – 25/07 10:50 – CHUVA MODERADA e PERSISTENTE no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 25/07 09:35- Chuva persistente com intensidade fraca a pontualmente moderada no Meio Oeste e Grande Florianópolis nas próximas 2 horas

ATENÇÃO 25/07 08:57 – CHUVA MODERADA a ISOLADAMENTE FORTE no Planalto Sul nas proximas 2h. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 25/07 08:30 – CHUVA MODERADA PERSISTENTE E RISCO DE ALAGAMENTO para o Litoral Sul nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 25/07 08:28 – Chuva persistente com intensidade fraca a moderada entre o Meio Oeste e Planalto Sul na próxima hora