PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 25.09.2018 – PH

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 25/09 18:13 – Persistem condições de pancadas de chuva fraca a localmente moderada nas regiões entre o Oeste e o Litoral Sul, com descargas elétricas (raios) no Litoral Sul, na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI-CIRAM

Temporais localizados com granizo

Início: 25/09/2018 às 12:00h

Fim: 26/09/2018 às 06:00h

Regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte.

Previsão: pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, com raios. Risco de temporais localizados com rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o Sul do Brasil.

Gilsânia Cruz e Marilene de Lima –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Terça-feira (25/09) – AVISO PARA TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: nebulosidade variável na maior parte do dia com aberturas de sol, principalmente pela manhã, e pancadas de chuva à tarde em todas as regiões. No Oeste, Meio Oeste e Planaltos a chuva chega a partir do final da manhã e, sobretudo à tarde, estará acompanhada de temporais localizados com descarga elétrica, risco de granizo e rajadas de vento

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: variável de nordeste do Oeste ao Planalto e de sudeste, com variações de nordeste no Litoral Sul e variações de leste no Vale do Itajaí e Litoral Norte, fraco amoderado com rajadas associadas aos temporais localizados.

Sistema: cavado sobre o Sul do Brasil.

Quarta-feira (26/09) – AVISO PARA TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: madrugada com chuva e temporais localizados em SC. A partir da tarde a condição de chuva diminui, permanecendo a nebulosidade em todas as regiões.

Temperatura: amena devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

Sistema: cavado sobre o Sul do Brasil.

Quinta-feira (27/09) – Acompanhar atualizações

Tempo: muitas nuvens na maior parte do dia, com pancadas por alguns momentos no Oeste e Meio-Oeste. Nas demais regiões sol, com aumento de nuvens e pancadas de chuva à noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (28/09) – Acompanhar atualizações

Tempo: muitas nuvens em todas as regiões, com pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.

Temperatura: em elevação no Oeste e Meio Oeste e com menos elevação do Planalto ao Litoral, devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: sudeste, com variações de nordeste do Oeste ao Litoral Sul e variações de leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (29/09) – Acompanhar atualizações

Tempo: aberturas de sol com pancadas de chuva a partir da tarde do Oeste ao Planalto. No Litoral e Vale do Itajaí mais nebulosidade e chuva fraca, devido à circulação marítima, vento de leste que traz umidade do mar no litoral.

Temperatura: elevada no Oeste e Meio Oeste, em gradativa elevação do Planalto ao Litoral, devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste com variações de leste da Grande Florianópolis ao norte do estado, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 30 de setembro a 10 de outubro de 2018

No dia 30/09 permanece a nebulosidade com chuva isolada na Grande Florianópolis e norte do Estado, devido à circulação marítima. De 05 a 07/10 a nebulosidade aumenta, com chuva em todas as regiões devido à passagem de uma frente fria por SC. Nos demais dias do período a temperatura estará mais elevada, favorecendo a ocorrência de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, típicas de primavera.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO – 25/09 15:36 – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO SMS – 25/09 14:32 – Tempestades isoladas com risco de granizo pequeno para o Meio Oeste, na próxima hora. Ocorrências ligue 199,193 ou 190.

ATENÇÃO SMS – 25/09 12:57Temporais isolados com risco de granizo pequeno para o Oeste e Meio Oeste, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199,193 ou 190.

ATENCAO SMS – 25/09 10:02 – PANCADAS DE CHUVA COM RAIOS E RISCO DE TEMPORAL ISOLADO para o Extremo Oeste e Oeste na próxima hora. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA SMS – 25/09 09:37 – GRANIZO para São Miguel do Oeste. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO SMS – 25/09 08:36 – PANCADAS DE CHUVA COM RAIOS E RISCO DE TEMPORAL ISOLADO para o Extremo Oeste nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 25/09 11:53 – Pancadas de chuva com descargas elétricas no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190