PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM
Semana com tempo estável e temperatura mais elevada para época do ano em SC
Domingo e segunda-feira (26 e 27/06)
Tempo: nevoeiros ao amanhecer. Durante o dia, sol com presença de algumas nuvens em SC.
Temperatura: em gradativa elevação, especialmente no oeste.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.
Sistema: Sistema de baixa pressão com frente fria entre o Uruguai e Rio Grande do Sul. Uma massa de ar seco influencia SC.
Terça, quarta e quinta-feira (28, 29 e 30/06)
Tempo: nevoeiros ao amanhecer e sol com poucas nuvens em todas as regiões.
Temperatura: elevada para época do ano.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.
Sistema: Sistema de baixa pressão com frente fria entre o Uruguai e Rio Grande do Sul. Massa de ar seco continua influenciando SC.
TENDÊNCIA de 01a 09 de julho de 2016
Os primeiros dias de julho serão marcados por predomínio de sol e temperatura mais elevada em SC, por influência de uma massa de ar seco. As chuvas chegam a SC entre os dias 4 a 6/07 começando pelo Oeste Catarinense.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Nevoeiro: ao dirigir diminua a velocidade e redobre a atenção. Você deve imediatamente acender a luz baixa dos faróis (e os faróis de milha se tiver), aumentar a distância do veículo à sua frente e reduzir a sua velocidade, até sentir mais segurança e conforto. Não use os faróis altos porque eles refletem a luz nas partículas de água, e reduzem ainda mais a visibilidade. Lembre-se que nestas condições o pavimento fica úmido e escorregadio, reduzindo a aderência dos pneus. Caso sinta muita dificuldade em continuar trafegando, pare em local seguro. Em virtude da pouca visibilidade, em nevoeiro, não é seguro parar no acostamento, e uma vez no acostamento desça do carro e fique em lugar seguro. Use o acostamento somente em caso extremo e de emergência e utilize, nestes casos, o pisca-alerta. Atenção a navegação na costa devido a restrição de visibilidade associada a formação de nevoeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
![]() |
Gerência de Monitoramento e Alerta |