AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 26.09.2017 – CARJR

nowcasting

ATENÇÃO 26/09/2017 – 15h47min: Na próxima hora, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO ISOLADO !

Início: 26/09/2017 às 15:00h

Fim: 26/09/2017 às 21:00h

Regiões: OESTE E MEIO OESTE DE SANTA CATARINA.

Previsão: Pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas (raios). Risco de temporais localizados com granizo e vento forte (acima de 60 km/h).

Sistema: Convecção à tarde, associada ao calor e um cavado no RS.

Gilsânia Cruz  –  Meteorologista Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Risco de temporais com granizo localizado no Oeste e Sul do Estado

Terça-feira (26/09) – AVISO PARA TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – GRANIZO ISOLADO (Acompanhar monitoramento)

Tempo: sol entre nuvens no Estado. No decorrer da tarde condição de pancadas isoladas de chuva. Risco de temporal e granizo localizado no Oeste e Meio Oeste de SC.

Temperatura: elevada em todas as regiões à tarde.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: à tarde convecção no Oeste e Meio Oeste de SC.

Quarta-feira (27/09) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS – RAIOS – GRANIZO ISOLADO (Acompanhar monitoramento)

Tempo: sol entre nuvens em SC. No período da tarde e noite, condição de pancadas de chuva com risco temporal e granizo localizado do Oeste ao Litoral Sul de SC.

Temperatura: elevada.

Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas associadas a temporais.

Sistema: convecção à tarde, associada ao calor e aproximação de uma frente fria.

Quinta-feira (28/09) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – TEMPORAIS ISOLADOS (Acompanhar atualizações de boletins!)

Tempo: mais nuvens e condição de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul, devido ao deslocamento da frente fria pelo Litoral de SC. Nas demais regiões, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Risco de temporal localizado.

Temperatura: elevada, diminuindo à noite.

Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas associadas a temporais.

Sexta-feira (29/09) – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: instável com condição de chuva e trovoadas em todas as regiões, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) no RS.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral e associadas a temporais.

Sábado (30/09) – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: instável com chuva em SC, devido à formação e deslocamento de uma nova frente fria. Risco de temporal localizado com granizo e ventania no Estado.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas fortes.

TENDÊNCIA de 01 a 11 de outubro de 2017

No dia 01 e início do dia 02 persiste o indicativo de chuva para SC, mais significativa no Oeste, com valores que devem amenizar a situação da estiagem. Outro evento de chuva está previsto próximo aos dias 06 e 07, devido ao deslocamento de uma nova frente fria. A previsão é de temperatura mais amena no período, em relação às últimas semanas que foram marcadas pelo calor.

Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil