PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 26.11.2017

nowcasting

ATENÇÃO 26/11/2017 – 11h35min: Rajadas de vento de 50 a 70 km/h, no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).
_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

Vento Sul persistente e mar muito agitado no Litoral de SC

Início: 26/11/2017 às 15:40h

Fim: 27/11/2017 às 21:00h

Neste domingo o vento Sul intenso e persistente, com rajadas de 40 a 70 km/h, mais intenso ao Sul de Florianópolis e afastado da costa, provoca agitação marítima com ondas de 2,5 a 3,0 m. O gradiente de pressão entre o avanço de um sistema de alta pressão pelo Sul do Brasil e à passagem de uma frente fria ligada a um intenso sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) em frente ao Litoral do RS deve manter o vento Sul durante boa parte da semana.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Domingo (26/11)

Tempo: sol com muitas nuvens em todas as regiões, permanecendo a condição de chuva fraca e isolada do Planalto ao Litoral, no período da tarde.

Temperatura: diminui o calor do dia anterior.

Vento: Sudoeste a Sul, fraco a moderado, com rajadas fortes do Planalto ao Litoral.

Sistema: Frente fria no mar, costa sul do Brasil, com ciclone extratropical no litoral do RS. Avanço de massa de ar mais frio e seco para SC.

Segunda-feira (27/11)

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada, em elevação durante o dia.

Vento: Sul, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão (massa de ar mais frio e seco) em SC.

Terça, quarta e quinta-feira (28, 29 e 30/11)

Tempo:
sol e aumento de nuvens no decorrer dos dias, principalmente no litoral, com o predomínio de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) em SC.

Temperatura: mais amena ao amanhecer, principalmente na área serrana.

Vento: sudeste no Litoral e de Nordeste no interior, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 01 a 10 de dezembro de 2017

Tempo seco em SC, com presença de sol na maior parte dos dias. A condição de chuva é mais favorável para o Litoral do Estado e, mesmo assim, com valores pouco significativos. Nesse período, as chuvas se concentram no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, ficando afastadas de SC.

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil