PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 27.12.2018 – PH

nowcasting

ATENÇÃO 27/12/2018 21h50min: PANCADAS DE CHUVA COM RAIOS, e RISCO de TEMPORAL ISOLADO para a região PLANALTO NORTE (adjacências de MONTE CASTELO, PAPANDUVA, SANTA TEREZINHA), na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

__________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Risco de temporais localizados em SC 

Início: 27/12/2018 às 14:00h

Fim: 27/12/2018 às 23:59h

Regiões: Todas

Previsão: pancadas de chuva de intensidade moderada a forte num curto espaço de tempo, com acumulado de 20 a 30 mm em média, com pontuais de até 50 mm ou mais.

Risco de temporais localizados com forte atividade elétrica (raios), rajadas de vento (60 a 80 km/h) e granizo.

Sistema: cavado sobre o Sul do Brasil.


Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190. 

__________________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM  

Pancadas de chuva entre a tarde e noite

Maior risco de temporais entre quinta e sexta-feira

 

Quinta-feira (27/12) – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA COM RAIOS E RISCO DE TEMPORAIS LOCALIZADOS – ACOMPANHAR OS BOLETINS DE CURTÍSSIMO PRAZO!

Tempo: pela manhã, chuva fraca no Litoral Norte e Grande Florianópolis, e sol nas demais regiões. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva isolada com raios em SC, e risco de temporais localizados.

Temperatura: mais elevada no oeste.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas associadas aos temporais.

Sistema: cavado no oceano, entre o litoral de SP e de SC.

Sexta-feira (28/12) – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA COM RAIOS E RISCO DE TEMPORAIS LOCALIZADOS – ACOMPANHAR OS BOLETINS DE CURTÍSSIMO PRAZO!

Tempo: pela manhã, chuva fraca no Litoral Norte e Grande Florianópolis, e sol nas demais regiões. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva isolada com raios em SC, e risco de temporais localizados.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas associadas aos temporais.

Sistema: alta pressão com centro no mar, altura sul do Brasil.

 

Sábado (29/12) – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA COM RAIOS – ACOMPANHAR OS BOLETINS DE CURTÍSSIMO PRAZO!

Tempo: pela manhã, sol em SC. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva mais isolada, do Planalto ao Litoral, diminuindo o risco de temporais.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Domingo e segunda-feira (30 e 31/12) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES!

Tempo: sol em SC, com pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite. No Litoral Norte e Grande Florianópolis, mais nuvens com chuva fraca ao amanhecer.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste, com variações de sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 1 a 10 de janeiro de 2019

Entre 01 e 02 de janeiro, predomínio de sol com poucas chances de chuva em SC, e temperatura elevada. A partir de dia 03/01/2019, condição de pancadas de chuva mais frequente em SC, devido à passagem de frentes frias no litoral, em torno dos dias 04 e 09. A temperatura permanece elevada com sensação de ar abafado.

 

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190. 

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

AVISO 27/12/2018 20h44min: TEMPORAL ISOLADO COM RAIOS E RISCO DE GRANIZO para o ALTO VALE DO ITAJAÍ (adjacências de Salete e Rio do Campo) na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190. 

AVISO 27/12/2018 19h57min: TEMPORAL ISOLADO COM RAIOS E RISCO DE GRANIZO para as regiões OESTE (adjacências de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Princesa, Abelardo Luz), PLANALTO NORTE (adjacências de Três Barras, Papanduva, Mafra, Itaiópolis, Santa Terezinha), PLANALTO SUL ( adjacências de São Cristóvão do Sul, Ponte Alta), VALE DO ITAJAÍ (nas adjacências de Taió, Rio do Oeste, Presidente Getúlio), na proxima hora. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

 OBSERVAÇÃO 27/12 18h31min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Planalto (Norte e Sul), Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO – 27/12 17:56 – Chuva localmente forte com raios para Petrolândia, na próxima hora. Ocorrências ligue 199 193 ou 190.

ATENÇÃO – 27/12 16:01Risco de temporal para Sao Bonifacio, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190

ALERTA – 27/12 15:43 – Risco de temporal para Anitápolis, na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 27/12 15h29min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana e Litoral Norte de SC nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO – 27/12 14:50 – Pancadas isoladas de chuva forte para as regiões Extremo Oeste, Meio Oeste, *Planalto Sul, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

____