PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 28.01.2019 – PH

nowcasting

OBSERVAÇÃO 28/01/2019 – 22h45min – PANCADAS DE CHUVA FRACA A MODERADA, acompanhadas de RAIOS entre o PLANALTO SUL e LITORAL SUL, nas proximidades BOM JARDIM DA SERRA, URUBICI, ORLEANS e GRÃO PARA, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

_______________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sol e calor em SC. Onda de calor com temperatura acima 33°C na maior parte da semana

Segunda-feira (28/01): ACOMPANHAR MONITORAMENTO.

Tempo: ensolarado em boa parte do dia em SC, com pequena chance de pancadas muito isoladas de chuva entre a tarde e início da noite, do Planalto ao Litoral de SC.

Temperatura: alta, acima de 30°C em quase todas as regiões.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão (massa de ar quente) no Sul e Sudeste do Brasil SC.

Terça-feira (29/01): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: sol e calor, com poucas nuvens pela manhã em SC. Pequena chance de pancadas de chuva bem isoladas e passageiras entre a tarde e noite.

Temperatura: alta, acima de 33°C em boa parte das regiões catarinenses.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão (massa de ar quente) no Sul e Sudeste do Brasil.

Quarta-feira (30/01): TEMPORAIS LOCALIZADOS ENTRE TARDE E NOITE – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: sol e muito calor em SC. Entre a tarde e noite pancadas de chuva com temporais localizados, descarga elétrica e risco de granizo.

Temperatura: alta, chegando próximo a 40°C em alguns municípios.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (31/01):

Tempo: sol no Oeste e Meio Oeste de SC, com mais nebulosidade e chuva fraca do Planalto ao Litoral, pela manhã. A partir da tarde mais nuvens em todas as regiões com pancadas de chuva e temporais localizados, descarga elétrica e risco de granizo, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo Litoral Sul de SC.

Temperatura: alta, acima de 33°C na maioria das regiões e chegando próximo a 40°C em alguns municípios.

Vento: nordeste, com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de noroeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (01/02):

Tempo: presença de sol entre nuvens no Oeste e Meio Oeste, com chuva fraca do Planalto ao Litoral, pela manhã. Entre a tarde e noite pancadas isoladas em todas as regiões do estado, devido ao calor e à formação de áreas de instabilidade a tarde.

Temperatura: em elevação, acima de 30°C na maioria das regiões.

Vento: sudeste e nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 02 a 11 de fevereiro de 2019

No dia 02/02 uma frente fria passa pelo litoral de SC, mantendo instabilidade nos dias 03 a 05/02 com pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente do Planalto ao Litoral. No restante do período há indicativo de pancadas de chuva frequente em SC, típicas de verão. O calor diminui um pouco entre os dias 02 a 05/02, e volta a subir nos dias seguintes.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 28/01/2019 – 19h17min: PANCADAS DE CHUVA, MODERADA A PONTUALMENTE FORTE, acompanhadas de RAIOS em áreas ISOLADAS entre as regiões MEIO OESTE, PLANALTO SUL e LITORAL SUL, nas próximas 2 horas.

ALERTA 28/01 18:30 TEMPORAL ISOLADO para Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul e Treze de Maio na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO 28/01 18:21 – Pancadas isoladas de chuva moderada a pontualmente forte para o Meio Oeste nas proximidades de Campos Novos e Curitibanos e no Oeste nas proximidades de Palma Sola nas próximas 2 h. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO 28/01 18:02 – Pancadas isoladas de chuva moderada a pontualmente forte para Frei Rogério e Erval Velho na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO 18/01 17:31 – Pancadas isoladas de chuva moderada a pontualmente forte para Ouro, Capinzal, Curitibanos e Ponte Alta do Norte nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO 28/01 17:21 – Pancadas isoladas de chuva moderada a forte e raios para o Planalto Sul (divisa com RS) e Litoral Sul nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO 28/01 16:50 – Pancadas isoladas de chuva moderada a forte para Abdon Batista e Cerro Negro na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO 28/01 16:27 – Pancadas isoladas de chuva moderada a pontualmente forte para o Litoral Sul na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO 28/01 15:53 – Pancadas isoladas de chuva pontualmente moderada para o Meio Oeste e Planalto Sul nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.