PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 28.05.2019 – PH

nowcasting

OBSERVAÇÃO SMS 28/05 17:00 – Permanece a condição de PANCADAS de CHUVA FRACA e pontualmente MODERADA para as regiões do PLANALTO NORTE e LITORAL NORTE, nas próximas 2 hs. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 28/05 15:00 – Permanece a condição de PANCADAS de CHUVA FRACA e pontualmente MODERADA para as regiões do PLANALTO NORTE e LITORAL NORTE, nas próximas 2 hs. Acompanhe o monitoramento.

ATENÇÃO – 28/05 12:29 – CHUVA MODERADA A LOCALMENTE FORTE entre o Meio Oeste e Planalto Norte na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193

OBSERVAÇÃO – 28/05 08:54 – Risco de DESLIZAMENTOS para Ponte Serrada, Galvão e Abelardo Luz. Ocorrências ligue 199 ou 103

_______________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Chuva e temporal isolado

Início28/05/2019 às 00:00 h

Fim: 28/05/2019 às 18:00 h

Região: Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

Previsão:  chuva forte com acumulado de 40 a 60 mm e temporal isolado em todas as regiões de SC, com granizo do Oeste ao Litoral Norte, próximo à divisa com o PR.

Sistemapassagem de uma frente fria por SC.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

ATENÇÃO METEOROLÓGICA –  EPAGRI/CIRAM

Acumulados elevados de chuva para o sul e oeste de SC

Temporais com granizo em SC na quinta-feira

Início: 30/05/2019 às 00:00 h

Fim: 01/06/2019 às 23:59 h

Região: Litoral Sul, Planalto Sul, Oeste e Grande Florianópolis.

Previsão: chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, com acumulados elevados. Condição de temporais localizados com granizo em todas as regiões de SC, na quinta-feira (30/05).

Previsão de Acumulados:

Na quinta (30/05), total diário de 50 mm a 80 mm, em média, com pontuais de 120 mm a 150 mm.

Na sexta-feira (31/05) e sábado (01/06), permanece com chuva nessas regiões, acumulando menores totais, em torno de 40 mm a 70 mm em 48 horas

Sistema: baixa pressão em SC com elevado aporte de umidade do ar, devido à atuação do jato de baixos níveis.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Em atualização…

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO – 28/05 10:23 – CHUVA MODERADA A LOCALMENTE FORTE entre o Meio Oeste e Planalto Norte na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193

ATENÇÃO – 28/05 09:04 – CHUVA MODERADA A LOCALMENTE FORTE para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193

ATENÇÃO – 28/05 07:45 – Risco de GRANIZO ISOLADO entre o Oeste e Meio Oeste na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193

ATENÇÃO 28/05 07:12 – RAJADAS DE VENTO de até 70 km/h para a Grande Florianópolis, Baixo Vale e Litoral Norte nas próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193

ALERTA – 28/05 06:55: RISCO DE TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA, RAIOS, RAJADAS DE VENTO) e GRANIZO ISOLADO no OESTE e MEIO OESTE nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO – 28/05 06:30: PANCADAS de CHUVA FRACA a MODERADA, pontualmente FORTE, acompanhadas de RAIOS no OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL, LITORAL SUL, PLANALTO NORTE, VALE DO ITAJAÍ, GRANDE FLORIANÓPOLIS e LITORAL NORTE nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO – 28/05/2019 04h25min: PANCADAS de CHUVA FRACA a MODERADA, pontualmente FORTE, acompanhadas de RAIOS no OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL, LITORAL SUL, e em áreas do PLANALTO NORTE, VALE DO ITAJAÍ e GRANDE FLORIANÓPOLIS nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO – 28/05/2019 01h05min: PANCADAS de CHUVA FRACA a MODERADA, pontualmente FORTE acompanhadas de RAIOS no EXTREMO OESTE, OESTE, e em áreas do MEIO OESTE, PLANALTO SUL e LITORAL SUL (áreas próximas a divisa com RS), nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.