PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 28/07/2018 -EG

nowcasting

ATENÇÃO – 29/07/2018 – 00h05min – Frente fria avança por SC com pancadas de chuva, descarga elétrica e risco de temporal isolado em todas a regiões durante a próxima madrugada. (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 28/07 23:35 – TEMPESTADE (CHUVA RAPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO E GRANIZO). Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 28/07 22:35 – ATENÇÃO – Risco de granizo isolado em Irani e cidades vizinhas na próxima hora (Epagri/Ciram).

ALERTA 28/07 22:20 – TEMPESTADE (CHUVA RAPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO E GRANIZO). Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 28/07 21:55 – Pancadas de chuva com raios no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 28/07 20:00  PANCADAS DE CHUVAS para a Região do Planalto Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 28/07 19:58  PANCADAS DE CHUVAS para a Região do Extremo Oeste nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 28/07 12:44 – RAJADAS DE VENTO DE 50 e 60 km/h na região Oeste nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO 28/07/2018 -EPAGRI/CIRAM

Frio intenso e geada em SC

Início: 30/07/2018 às 00:01h

Fim: 30/07/2018 às 10:00h

Regiões: todas.

Previsão: frio intenso. Temperatura mínima de 4°C a – 2°C (negativo) e geada ampla nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte. Temperatura mínima de 4°C a 10°C nas demais regiões, com geada isolada nas áreas altas do Alto Vale do Itajaí e região serrana da Grande Florianópolis.

Sistema: massa de ar frio de origem polar predominando em SC.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Recomendações da Defesa Civil

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

__________________________________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

No decorrer do domingo uma nova massa de ar frio atinge SC

Sábado (28/07): OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA COM TROVOADAS ISOLADAS ENTRE TARDE E NOITE EM ALGUMAS REGIÕES – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: manhã com nevoeiros densos no Litoral e mais nuvens no Oeste e Meio-Oeste de SC. No decorrer do dia, ocorrem aberturas de sol no Estado. Entre a tarde e noite, condição de pancadas de chuva com trovoadas isoladas do Oeste ao Litoral Sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, passando a sudoeste no final do dia, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: avanço de uma nova frente fria pelo litoral Sul do Brasil.

Domingo (29/07): OBSERVAÇÃO PARA CHUVA ISOLADA NA MADRUGADA E INÍCIO DA MANHÃ – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: chuva isolada na madrugada e início da manhã. No decorrer do dia, as nuvens diminuem e o sol aparece em todas as regiões de SC.

Temperatura: declínio acentuado a partir da tarde.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas.

Sistema: passagem rápida de uma frente fria por SC, seguida de uma massa ar frio.

Segunda e terça-feira (30 e 31/07): AVISO PARA FRIO INTENSO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: seco e ensolarado em todas as regiões de SC.

Temperatura: baixa, com condição de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, devido a presença da massa de ar frio no Sul do Brasil.

Vento: sudoeste/sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (01/08): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: nevoeiros e mais nuvens do Planalto ao Litoral, com chance de chuva fraca especialmente na madrugada, início de fim do dia no Litoral, devido a circulação marítima. No Oeste e Meio-Oeste, tempo mais aberto com predomínio de sol.

Temperatura: baixa ainda na madrugada e amanhecer, com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul. No decorrer do dia, temperatura em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 02 a 11 de agosto de 2018

O mês começa com previsão de chuva mais frequente e temperatura mais elevada em SC. No dia 02/08, tempo instável com condição de chuva a partir do oeste e norte de SC, por influência de um sistema de baixa pressão. A condição de chuva se mantém no Litoral Sul e Grande Florianópolis durante o dia 03/08 e em todo o Estado no dia 04/08. Nos dias 06 e 07/08, outra frente fria deve se formar e deslocar pelo Sul do Brasil, provocando chuva em SC. Depois disso, o tempo fica mais firme e frio com a chegada de mais uma massa de ar de origem polar.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Alerta